HQMIX premia documentário sobre Salão Internacional de Humor de Piracicaba

150-anos-nho-quim

Esta foi a 31ª edição de uma das mais tradicionais premiações de quadrinhos do país, reunindo cerca de 1.200 inscrições. (imagem: divulgação)

O troféu é considerado o “Oscar das HQs” – histórias em quadrinhos. Este ano, entre os vencedores, está o documentário sobre o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, criado pelo artista e pesquisador Camilo Riani, em parceria com a TV Unimep. O documentário concorreu na categoria “produção para outras linguagens”.

A premiação aconteceu dia 15, no SESC Pompéia, em concorrido evento apresentado por Serginho Groisman, que reuniu jornalistas, pesquisadores e artistas do Brasil e do Exterior. Ao longo de sua história, o troféu HQMIX já contemplou grandes mestres do cartum e dos quadrinhos como Ziraldo, Laerte, Paulo e Chico Caruso, Maurício de Sousa, entre outros.

O documentário piracicabano

Este ‘Documentário do Humor’ foi idealizado por Camilo Riani, em parceria com Danielle Formaggio, Reinaldo Diniz e as equipes da TV Unimep e do Salão Universitário de Humor. O material traz conversas do artista com o consagrado escritor Luis Fernando Veríssimo, irmãos Caruso, Jaguar, Fernando Caruso (TV Globo) e outros grandes nomes do humor nacional. O bate-papo é recheado por inusitadas revelações sobre a história e os bastidores do Salão.

“O formato deixou o documentário descontraído, na linha das nossas incontáveis conversas de cartunistas, noite adentro”, diverte-se Camilo. O programa foi exibido pela TV Unimep e permanece acessível no Youtube (documentário humor piracicaba – https://www.youtube.com/watch?v=9ZOj-LOqnMM&feature=youtu.be).

Também participaram da noite de premiação o cartunista Erasmo Spadotto, diretor do Salão Internacional; Paulo Caruso, presidente da edição documentada; e Mateus Piffer, representando a diretoria da empresa de comunicação Neurônio Adicional, parceira do Salão e do novo projeto Artexperiência.

Artexperiência ao vivo

Camilo Riani e Serginho Groisman

Durante a premiação, o artista Camilo Riani (à direita) finalizou pintura sobre tela, ao vivo, com auxílio do apresentador Serginho Groisman. (foto: divulgação)

Durante a premiação, Camilo Riani finalizou pintura sobre tela ao vivo, com auxílio do apresentador Serginho Groisman. A ação faz parte do novo conceito de ‘Artexperiência’, trabalhado pelo artista em parceria com a Neurônio Adicional. Por meio da iniciativa, atividades artísticas são levadas ao público com o propósito de possibilitar interações entre diferentes pessoas, que podem acompanhar ao vivo, ou até participar da realização de obras de arte colaborativa.

Entre algumas das mais recentes Artexperiências realizadas estão: Cartoongrafias das Divas do Jazz e a transformação do muro de 120 metros quadrados da Escola Prudente de Moraes – no qual alunos e público executam a obra junto a Camilo Riani, em uma experiência artística inovadora.

HQMIX

Esta 31ª edição de uma das mais tradicionais premiações de quadrinhos do país reuniu cerca de 1.200 inscrições para os 35 itens de premiação, em 28 categorias. A pré-seleção dos concorrentes ao prêmio foi feita por um júri nacional, composto de artistas e profissionais da área, editores, pesquisadores e jornalistas. Posteriormente, nova votação nacional foi feita por mais de dois mil profissionais do segmento de quadrinhos

O troféu foi criado, em 1989, por José Alberto Lovetro, o Jal, e João Gualberto Costa, o Gual. A iniciativa conta com a participação da ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil e do IMAG – Instituto do Memorial das Artes Gráficas do Brasil. Seu objetivo é “divulgar, valorizar e premiar a produção de artes gráficas no Brasil” – conforme informação do website do HQMIX.

Homenagem a “Nhô Quim”

Trofeu HQMIX 2019

O personagem “Nhô Quim” foi a inspiração para a construção da estatueta do Troféu HQMIX, edição 2019. (foto: divulgação)

O 31º Troféu HQMIX foi simbolizado pela estatueta do personagem “Nhô Quim”, criação de Angelo Agostini, publicada em 30 de janeiro de 1869 na revista semanal “Vida Fluminense” – em comemoração aos 150 anos da primeira publicação de quadrinhos brasileiros. Italiano radicado no Brasil, Angelo Agostini destacou-se em sua época, como ativista no movimento republicano e antiescravagista.

A escultura foi confeccionada no processo 3D pelo artista plástico Itamar Braga, com a reprodução do artista Wilson Iguti. O website HQMIX também informa que “o design do troféu muda a cada ano, sempre homenageando algum personagem dos quadrinhos brasileiros”.

Deixe uma resposta