Injustiças sociais e raciais são pautas de exposição no Sesc Piracicaba

0048_Pestana_Expo 30 anos de arte pela igualdade

Com 88 obras-objeto do cartunista reconhecido internacionalmente como um dos maiores artistas na luta pelos diretos humanos e pela igualdade em nosso País, Maurício Pestana, o Sesc Piracicaba abre na próxima quarta-feira, 15 de julho, às 20h, a Exposição Pestana – 30 anos de arte pela igualdade.
Entre cartuns, cartazes e cartilha, os trabalhos convidam o público a refletir, utilizando a linguagem do humor, sobre as condições econômicas, sociais, políticas e culturais das comunidades negras e os atos de injustiças que grande parcela da população brasileira vivencia cotidianamente. Pestana estará presente na abertura da Exposição que propõe que sua arte não seja apenas contemplativa, mas também reúna material e conteúdo para temas didáticos, reflexivos, que resulta entre o lúdico e o real, em uma mistura versátil que é fruto de seu ativismo político cultural resultante da luta pelos direitos humanos.
A visitação à “Pestana – 30 anos de arte pela igualdade” pode ser feita até 13 de setembro, de terça a sexta das 13h30 às 21h30 e aos sábados e domingos, das 9h30 às 18h. Durante o período da exposição, o Sesc Piracicaba disponibilizará mediadores e também agendamento de grupos que podem ser feitos pelo telefone (19) 3437-9249.

Sobre Maurício Pestana – Natural de Santo André, no ABC Paulista, Pestana iniciou seus estudos artísticos na escola de Poliarte de São Paulo, no final dos anos 70. É publicitário, escritor e roteirista, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior e atualmente secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial(SMPIR) da Prefeitura de São Paulo. Como cartunista, começou no jornal O Pasquim na década de 80, onde pode conviver com o irreverente cartunista Henfil, direcionando a sua arte de forma pioneira e inédita na denúncia das diferenças raciais no país, trabalho que, em pouco tempo, ganhou projeção internacional. Sua extensa obra tem se destacado na luta em favor dos direitos humanos e cidadania plena, feito que lhe concedeu reconhecimento internacional.  Já realizou exposições fora do Brasil, como em 2009, a Exposição Afro Mundos, em Paris (França).

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO: Pestana – 30 anos de arte pela igualdade
Abertura: 15/7, 20h.
Visitação: Até 13/9.
Terça a sexta das 13h30 às 21h30.
Sábados e domingos, das 09h30 às 18h.
Área de Exposições. Grátis. Livre para todos os públicos.

Deixe uma resposta