Lançado livro sobre imigração japonesa

IMG-20180911-WA0001

Marcelo Elias

O Sete de Setembro deste ano foi diferente em Piracicaba. Em pleno feriado nacional, o Salão Nobre da Câmara dos Vereadores ficou lotado desde as nove da manhã para uma solenidade dupla: o lançamento do livro 100 Anos da Imigração Japonesa em Piracicaba e uma celebração a esses 100 anos da presença da colônia nipônica na cidade, e sua importância em várias frentes.

Foram homenageados vários representantes da colônia, num encontro emocionado e emocionante. Foi nesse clima que o escritor Cecílio Elias Netto, autor da obra (em co-autoria com Ronaldo Victoria e Arnaldo Branco Filho), destacou a importância do trabalho e o aprendizado que teve com as histórias de superação destacadas no livro. Além do aspecto histórico, contando a imigração desde o começo do século passado, o livro destaca nomes que fazem hoje a tradição nipônica em Piracicaba.

O livro reúne preciosas informações históricas com estórias vivenciadas pelo autor ao lado de amigos japoneses. “Escrever sobre os 100 anos da Imigração Japonesa em Piracicaba, para mim, foi muito mais que uma missão. Foi, também, um prêmio. Resgatar a história de bravura, persistência, tradição e cultura do povo japonês, através dos nipo-piracicabanos, precipitou, a mim e em mim, um turbilhão de saudade, um arrebatador – mas suave – vendaval de lembranças”, destaca o autor.

Editado pela B2 Comunicação, o livro conta com o apoio cultural das empresas Comgás, Coopersucar, Oji Papéis Especiais, Raízen, São Martinho, Tereos e Unimed Piracicaba, através da Lei Rouanet. A supervisão é do ICEN (Instituto Cecílio Elias Netto)

IMG-20180911-WA0012

IMG-20180911-WA0009

IMG-20180911-WA0002

Deixe uma resposta