Lua Azul pode ser vista nesta sexta-feira

Sexta-feira (31) é dia de olhar para o céu e apreciar a Lua Azul. Pois, outra oportunidade de ver o fenômeno só em 2015.

Apesar do nome Blue Moon, o termo “Lua Azul” não se refere à cor da lua, mas à raridade do evento: a segunda lua cheia em um mesmo mês. No dia 1º de agosto, às 00:27 minutos, a lua entrou na fase cheia, fato que se repetirá hoje, às 10:58.

Para entender o fenômeno
Luas azuis acontecem em razão do calendário não ser exatamente sincronizado com a órbita lunar. O intervalo de tempo médio entre duas fases da Lua iguais e consecutivas é de aproximadamente 29,5 dias (variando entre 29,26 e 29,80 dias). Esse período é chamado mês sinódico, lunação ou período sinódico da Lua. Como a maioria dos meses do calendário gregoriano tem a duração de 30 ou 31 dias, existe a possibilidade da mesma fase da Lua ocorrer duas vezes no mesmo mês. Em um período de 19 anos, de forma aproximada, a ocorrência de duas fases cheias da lua no mesmo mês ocorre em intervalos separados por 3-3-3-2-3-3-2 anos.

Apesar do nome Blue Moon, muitos astrônomos afirmam que a Lua não fica com a cor azul. Porém, existem diversos relatos contrários sobre esse tipo de observação. O fenômeno pode ser explicado com a interposição de partículas cinza, poeira vulcânica, poeiras provenientes de grandes queimadas entre outras. Em grande quantidade e na alta atmosfera, tais partículas absorvem as radiações vermelhas e produzem a coloração azulada da imagem lunar. Por isso, temos a impressão de ver a Lua na cor azulada.

1 comentário

  1. Lucia cavalcante em 02/09/2012 às 17:14

    para mim não é novidade de espanto, poque a bíblia nos mostra que DEUS nos mostraria o seu sinal nos finais dos tempos. é curioso que aconteceu com a lua no dia 31/08/2012, e no dia seguinte 01/09/2012 aconteceu que o sol em sua volta uma nuvem escura muito bem feita e contornada com um arcoíris, como uma alinça. Passou quase toda manhã. Pra mim Deus quer conserto com o povo dele aqui na terra, pois está mostrando os sinais da sua vinda. PREPARA-TE! Deus é fiel para cumprir com sua palavra,onde muitos nos taxa de loucos.

Deixe um comentário