Machu Picchu e as civilizações andinas são temas de palestra no Observatório Astronômico

Machu Picchu 2No próximo sábado, 29/04, o astrônomo e pesquisador da civilização Inca, Carlos Amaral de Andrade, fará uma palestra no Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum, órgão da Secretaria Municipal de Educação, abordando questões dos povos Incas que têm intrigado há anos os pesquisadores. O evento acontece às 19h30, com entrada gratuita. Serão disponibilizadas 40 vagas.

Andrade, que também é diretor do Observatório Municipal de Americana e representante no Brasil do Projeto INTI – relacionado aos Incas – explica que o objeto central da palestra é o entendimento das civilizações pré-colombianas, Incas e pré-Incas, por meio de estudos da arqueologia e conhecimentos astronômicos. “Vou mostrar teorias sobre como foi possível aos Incas (uma das civilizações estudadas) cortar, remover e unir pedras de toneladas com várias faces sem que para isso contassem com a ajuda de ‘deuses astronautas’”, conta.

A palestra irá abordar também aspectos do chamado turismo científico cultural, no qual será possível ver detalhes de uma viagem aos Andes e conhecer os mais importantes sítios, construções e monumentos da civilização Inca. Segundo o astrônomo, as excursões a Machu Picchu despontam como um dos destinos preferidos por aqueles que se interessam por mistérios e aspectos das grandes edificações feitas pelas civilizações antigas. Após a palestra, mediante condições atmosféricas favoráveis, serão realizadas observações dos astros em evidência, com destaque para o planeta Júpiter. A programação se estenderá até as 22h. O Observatório fica no km 3 da rodovia Fausto Santomauro, SP 127, que liga Piracicaba a Rio Claro.

Deixe uma resposta