Menção honrosa à criança contemplada no 13º Salãozinho de Humor de Piracicaba

A estudante Ana Clara de Negri Kantovitz, de 8 anos, recebeu na tarde dessa sexta, 25, a menção honrosa que ela conquistou na categoria para crianças entre 7 e 10 anos do 13º Salãozinho de Humor de Piracicaba. O prêmio foi entregue pela secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese e pelo presidente do 42º Salão Internacional de Humor Jairinho Mattos, em solenidade que aconteceu no Centro Cultural Martha Watts. O Salãozinho compõe a programação do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Centro Nacional do Humor Gráfico (Cedhu Piracicaba).

 

A entrega do prêmio aconteceu durante a visita da sala de Ana Clara, que estuda no Colégio Piracicabano, ao local, com o objetivo de visitar a exposição “Diversidade, a arte de conviver”, aberta no espaço cultural. O evento contou ainda com apresentação de coral infantil. “Tivemos um número muito positivo de trabalhos inscritos no Salãozinho e a qualidade dos selecionados tem sido ressaltada por todos e pode ser conferida na exposição. Estamos muito felizes pelos belíssimos resultados que temos obtido junto às crianças e adolescentes”, afirmou a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

 

O trabalho produzido pela menina que recebeu a menção honrosa foi uma escultura, intitulada “Noiva da Colina”. “Eu e minha avó pesquisamos vários temas e escolhemos esse. Fiz a escultura com massinha de biscuit e o véu com um tipo de pano”, contou Ana Clara. Segundo a mãe da menina, a professora universitária Ana Camilla Negri, a filha gosta muita da área artística. “Partiu dela querer participar e fiquei muito emocionado com o resultado. É um prêmio que vai fazer com que ela continue dando valor à área artística”, opinou.

 

O presidente do 42º Salão Internacional de Humor, Jairinho Mattos, ressaltou o evento voltado aos pequenos. “Trata-se de um diamante que a cada ano é lapidado. Já é uma realidade e é pedagógico”.

 

MAIS PREMIADOS – Os premiados no Salãozinho foram anunciados na tarde do último domingo, 20, em solenidade no Teatro Municipal Erotídes de Campos, Na categoria entre 11 e 14 anos, o primeiro lugar foi para Pedro Fernandes Coelho, 11 anos, de Curitiba, Paraná (Escola Estadual Dona Branca do N. Miranda). O segundo lugar ficou com Nicoli Gabrieli Fonseca Matavelli, 14 anos, de Piracicaba (E.E. Adolpho Carvalho) e o terceiro lugar com Caroline Aparecida Candido Firmino, 14, também de Piracicaba (E.E. Prof Catharina Casale Padovani). Receberam menções honrosas Juliana Camargo Gonçalves, 13, de Águas de São Pedro (Colégio São Vicente de Paulo); Luiza Paschoaletto Muradas, 14, de São Pedro (Colégio São Vicente de Paulo); Sofia Campos Martins de Araújo, 14, de Florianópolis, Santa Catarina (Escola Dinâmica) e Vinicius Lúcio de Lima, 11, de Mogi Mirim (Centro Educacional Edelweiss).

 

Já a categoria entre 07 e 10 anos teve como grande vencedor Leonardo Sant’ Ana Amancio, 9 anos, de Piracicaba (Instituto do Saber). A segunda colocada foi Bianca Caroline de Barros, 9 anos, de Piracicaba (E.E. Comendador Mário Dedini) e o terceiro lugar foi para Vitor Vilas Boas Nascimento, 10, Piracicaba (E.E. Prof Augusto Saes). As menções honrosas foram destinadas às representantes piracicabanas Ana Laura Fischer Wenceslau, 10 (E.E. Prof Augusto Saes), Anna Júlia Araújo Boscariol, 7 (E.E. Prof Augusto Saes), Rauany Rodrigues Biancardi, 10 (CIEP- Prof Octávio César Borghi), além da Ana Clara de Negri Kantovitz, 8 (Colégio Piracicabano).

 

JÚRI – O júri de seleção e premiação foi formado por Maria Luziano (ilustradora e designer gráfico), Daniel Ponciano (ilustrador e cartunista) e Erasmo Spadotto (ilustrador e cartunista), que escolheram, entre os 3.265 recebidos, os 212 desenhos que estão expostos, até o dia 04 de outubro, no Armazém 5 do Engenho Central, próximo à Passarela Pênsil.

 

O Salãozinho de Humor de Piracicaba surgiu com o objetivo de usar o desenho como uma ferramenta de conhecimento e uma forma de mediação entre a arte e a educação, além de fomentar o desenvolvimento de novos artistas e incentivar a formação de um público que esteja mais familiarizado com o desenho de humor. O projeto conta com parceria entre a Semac e o Cedhu com a Secretaria Municipal da Educação, Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e Secretaria de Estado da Educação. O patrocínio cultural é da CCR AutoBan e Instituto Arcor.

 

Deixe um comentário