Metrô de São Paulo expõe caricaturas do Salão de Humor de Piracicaba

Caricatura de Chico Buarque assinada pelo campineiro Dalcio MachadoAs milhares de pessoas que circulam diariamente pela Estação Clínicas do Metrô de São Paulo poderão ver, a partir desta quarta-feira (10), a exposição Caricaturas do Salão Internacional de Humor. A mostra traz 30 obras do acervo do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), a maioria de brasileiros consagrados que tiveram seu talento reconhecido no tradicional evento das artes gráficas realizado no interior paulista, que chega aos 40 anos em 2013.

As caricaturas selecionadas retratam personalidades famosas do cenário nacional, como Maguila, Raul Cortez, Zé do Caixão, Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Tim Maia, Chico Buarque, Dercy Gonçalves e Dunga; e internacional, como papa Bento 16, Frida Kahlo, Mike Tyson, Louis Armstrong, Madre Teresa de Calcutá, Winston Churchill, Hugo Chávez e tantos outros.

Entre os brasileiros que assinam as obras está o grande vencedor do último Salão de Humor, Bruno Hamzagic de Carvalho, de Taboão da Serra (SP). E há também o mexicano Carlos David Fuentes Hierrezuelo, o iraniano Saeed Sadeghi e o colombiano Sílvio Vela Correa.

A mostra permanece na Estação Clínicas até o dia 31 de julho e reabre de 10 a 31 de agosto na Estação Corinthians-Itaquera (Linha 3 – Vermelha) e de 10 a 31 de setembro na Estação Luz (Linha 1 – Azul).

Essa é a segunda vez que obras do Salão são expostas no Metrô. Em 2011, uma seleção de cartuns e caricaturas foi apresentada aos passageiros. “Parcerias que resultem em exposições do acervo do Salão em locais de grande visibilidade têm sido uma meta nos últimos anos e as estações do Metrô se enquadram perfeitamente nesse contexto. O público vai se encantar com o apelo visual das caricaturas e com a organização dispensada pelo Metrô na apresentação das obras”, afirma o cartunista Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba.

A mostra é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural em parceira com a Companhia do Metropolitano de São Paulo, por meio do CEDHU Piracicaba, responsável pelo Salão de Humor.

SERVIÇO – Exposição Caricaturas do Salão Internacional de Humor, de 10 a 31 de julho, na Estação Clínicas do Metrô (Linha 2 – Verde). Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3403-2615 ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Deixe uma resposta