Museu Prudente abre mostra “Memórias de um Piracicabano – Meio Ambiente e Cultura Popular”

museuA SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) abriu na  última terça-feira, 03, às 19h30, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes a exposição de fotos “Memórias de um Piracicabano – Meio Ambiente e Cultura Popular”, de autoria de Marcos Vanceto. A mostra compõe a programação da 7ª Primavera de Museus, promovida de 23 e 29 de setembro por instituições museológicas de todo o país.

Nesta exposição, o jornalista, artista plástico e fotógrafo piracicabano apresenta o resultado de uma aventura ecológica realizada ao longo do tempo, onde as imagens do ambiente litorâneo estão posicionadas ao lado de imagens ribeirinhas de nossa terra, em um discurso de incentivo à preservação da natureza.

As imagens do Rio Piracicaba foram produzidas em agosto de 1989, nas proximidades do Distrito de Ártemis, durante um período prolongado de estiagem. Outras cinco imagens coloridas do rio são do ano de 1999, no local onde se encontra atualmente o Museu da Água.

Já as imagens da Juréia, no litoral sul do estado de São Paulo, foram produzidas em fevereiro de 1996, sempre buscando mostrar a beleza da natureza, aliada ao toque crítico da necessidade de preservação. A mostra apresenta ainda imagens do Pouso do Divino na casa de Dona Aninha, nos anos 80.

AUTOR – Marcos Antonio Vanceto, nascido em Piracicaba em 13 de junho de 1963. É jornalista com pós em jornalismo Científico pela ECA-USP e em Marketing pela UNIMEP. É desenhista, pintor, escritor. Sua paixão pela fotografia iniciou-se aos 12 anos com uma máquina fotográfica “Flika”. Em 1984, ao iniciar o curso de jornalismo, ganhou de seu pai um equipamento completo ASAI PENTAX K1000, com o qual aperfeiçoou a magia da arte fotográfica.

7ª PRIMAVERA DE MUSEUS – Com iniciativa do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus – ocorrerá entre os dias 23 e 29/09 a 7ª Primavera dos Museus. Instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno de um mesmo tema: “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”.

 

SERVIÇO:

Mostra fotográfica “Memórias de um Piracicabano – Meio Ambiente e Cultura Popular”

Local: Museu H. P. Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641, Centro).

Abertura: 03/09, terça-feira, às 19h30

Visitação: até 29/09

Horário: De terça a domingo, inclusive feriados das 9h às 17h.

Informações: (19) 3422-3069 / 3432-2148.

Entrada gratuita

Deixe uma resposta