Museu Prudente de Moraes abre exposição de Fotopinturas

Fotopinturas 3A partir desta quarta-feira, 03 de dezembro, o Museu Prudente de Moraes  sedia a exposição “Fotopinturas: Coleção Titus Rield”, realizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), o Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro, Prefeitura de Piracicaba e Secretaria Municipal da Ação Cultural (SEMAC). A entrada é gratuita.

Organizada pelo crítico de fotografia Eder Chiodetto, a itinerância reúne imagens primorosas de foto-pintores da região do Cariri, no Estado do Ceará. Datadas da segunda metade do século XX, as imagens em exposição instigam uma reflexão sobre recriação da própria identidade por meio da intervenção do artista, suavizando o realismo fotográfico.

A mostra pode ser visitada de terça-feira a domingo, inclusive aos feriados, das 9h às 17h, até 11 de janeiro de 2015. O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está localizado na Rua Santo Antonio, nº 641, no Centro. Outras informações pelo telefone (19) 3422-3069 ou no site www.sisemsp.org.br .

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

 

Museu Prudente de Moraes

Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local este em que o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou; Um dos museus mais antigos do gênero Histórico e Pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual

 

Serviço:
Período: de 03/12/2014 até 11/01/2015
Local: Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, nº 641, Centro – Piracicaba/SP)
Horário: terça-feira a domingo (inclusive aos feriados), das 9h às 17h
Informações: (19) 3422-3069
Email [email protected]

Site www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br

Entrada: gratuita

Acesso a pessoas com deficiência

Visitas orientadas: (19) 3422-3069 / [email protected]

    

Deixe um comentário