Museu Prudente de Moraes apresenta exposição de arte produzida por deficientes visuais e auditivos

DSCN3943A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), apresenta a partir desta quarta-feira, 17 de setembro, no Museu Prudente de Moraes, a exposição “Um museu feito para nós, por nós”, que ficará aberta à visitação até o dia 09 de novembro, de terça a domingo das 9h às 17h. Ainda na quarta-feira, 17, o Museu terá ainda a palestra “Terapeutas de Asas” às 14h30 e o Cine Museu com o filme “Cafundó” às 19h30. Em todas as atividades a entrada é gratuita.

Realizada pelo Museu da Imagem e do Som de Campinas e produzida por pessoas com deficiência visual e auditiva, a exposição “Um museu feito para nós, por nós” apresenta através de fotogramas, cartazes, móbiles e instalações, reinterpretações de objetos por meio da experimentação de diversas linguagens artísticas. Fruto do projeto proposto ao Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, pelo Centro Cultural Louis Braille de Campinas.

Haverá também mostra por meio de fotografias de ações culturais desenvolvidas por Entidades que atendem pessoas com necessidades especiais como a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Piracicaba, AUMA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba, AVISTAR – Associação de Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual, Espaço PIPA – Associação Síndrome de Down de Piracicaba tendo como intuito sensibilizar a sociedade pela causa à inclusão cultural das pessoas com deficiência.

O Museu Prudente de Moraes atuando como espaço de responsabilidade social e importância sociocultural, como instituição pública, compartilha da responsabilidade não apenas de pesquisar, preservar e comunicar o patrimônio cultural nele abrigado, mas de promover ações culturais com enfoque educacional e de inclusão social, buscando atrair frequência de diferentes públicos, contribuindo no processo de acesso à cultura e à cidadania.

 

Projeto “Terapeutas de Asas”

apresentação de Antonio Cláudio Sturion Júnior

 

Dia: 17/09 / Horário: 14h30

 

A SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do Museu H. P. Prudente de Moraes, juntamente com a Sociedade dos Amigos do Museu Prudente de Moraes (SAMPM) e instituto Aimara, realizam a palestra intitulada “Terapeutas de Asas”, que terá apresentação do Engenheiro Agrônomo Antonio Cláudio Sturion Júnior. O projeto tem por objetivo incentivar a descoberta da natureza como terapia para a saúde.

 

Cine Museu

apresenta – “Cafundó”

 

Dia: 17/09 / Horário: 19h30

 

A SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do Museu H. P. Prudente de Moraes exibirá o longa-metragem “Cafundó”. Trata-se de uma obra nacional dirigida por Clóvis Bueno e Paulo Betti no ano de 2005.

 

Sinopse: Inspirado em um personagem real das senzalas do século XIX, João de Camargo é tropeiro e ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina, ilumina-se, é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte, nos anos 1940, transforma-o numa das lendas que ajudaram a forjar a alma brasileira.

 

Ficha Técnica:

Direção: Clóvis Bueno e Paulo Betti

Roteiro: Clóvis Bueno

Elenco:Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Leandro Firmino, Valéria Monã, Alexandre Rodrigues, Luis Melo, Chica Lopes e Flávio Bauraqui.

Duração: 97 minutos

Gênero: Ficção/Drama

Ano: 2005 – Curitiba – Brasil

Classificação Indicativa: 14 anos

 

 

 

 

Deixe uma resposta