Museu Prudente de Moraes completa 65 anos de história

MUSEU PRUDENTE DE MORAES 1 – FOTO Bolly Vieira

Museu Prudente de Moraes. (foto: Bolly Vieira)

O Museu Prudente de Moraes comemora seu 65º aniversário na segunda-feira, 1º/08. Criado em 1957, é considerado um dos mais antigos e relevantes museus de seu tipo no Estado de São Paulo, dedicado à preservação e difusão da história, da cultura e das identidades locais. As celebrações oficiais foram realizadas na sexta-feira passada, na Praça José Bonifácio, para toda a comunidade de Piracicaba.

Instalado na antiga residência do primeiro presidente civil da República, Prudente de Moraes, o Museu é mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), e oferece exposições permanentes que mesclam memória e tecnologia, possibilitando o conhecimento da vida política e privada do patrono. Além disso, expõe curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba, com um acervo eclético que reúne objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas como Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barão de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha, Fabiano Lozano, entre outros. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

Na década de 1930, o edifício abrigou a Faculdade de Odontologia Prudente de Moraes. Em seguida, o Grupo Escolar Dr. Prudente, a Delegacia de Ensino e, em 1957, tornou-se o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. O prédio é hoje protegido e tombado pelas esferas Municipal (Codepac), Estadual (Condephat) e Federal (Iphan). O acervo correspondente a Coleção Prudente de Moraes é tombado pelo Iphan.

Serviço

Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Rua Santo Antonio, n° 641 – Piracicaba/SP. Fones: (19) 3422-3069 e 3432-2148. Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 9h às 17h. Sábados e feriados, das 10h às 14h. Entrada Gratuita

E-mail: [email protected]sp.gov.br

Site: www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br

Facebook: Museu Prudente de Moraes

Twitter: @MuseuPrudente

Instagram: @MuseuPrudente

Deixe uma resposta