Museu Prudente de Moraes – Programação de Maio

Exposição Fotográfica “As Donas da Bola” de Illumina – imagens e memória

Período: 28/03 a 10/05
Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes em parceria com a Illumina – imagens e memória apresentam a exposição fotográfica “As Donas da Bola”.
A mostra conta com imagens de mulheres praticando o esporte mais democrático e amado do nosso país: o futebol. Comunidades indígenas, quilombolas, da periferia e até mesmo uma equipe de freiras, servem de exemplo para desmistificar que futebol é um esporte só para homens.
A exposição “As Donas da Bola” traz 27 imagens de 11 fotojornalistas brasileiras: Ana Araujo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Márcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto.

Exposição “A Arte de Elias dos Bonecos” de Museu Prudente de Moraes

Período: 16/05 a 23/06
Curadoria: Equipe do Museu Prudente de Moraes

O Museu Prudente de Moraes apresenta ao público a exposição “A Arte de Elias dos Bonecos”.
A mostra visa resgatar e valorizar a memória de um dos ícones da cultura piracicabana: Elias dos Bonecos. Personagem muito conhecido em nossa cidade, Elias buscava através de sua arte a conscientização e proteção do Rio Piracicaba.
Nessa exposição poderão ser conferidas imagens da montagem dos bonecos, textos sobre a arte e a vida de seu criador e, até mesmo, bonecos originais do artista.

Encontro Educativo para profissionais do Ensino

Data: 29/05
Horário: 9h ou 14h

O Museu Prudente de Moraes realizará Encontros Educativos para profissionais do Ensino de Piracicaba e região com a finalidade de apresentar o trabalho desenvolvido pela Instituição. Com isso, pretende-se proporcionar melhor aproveitamento da visita monitorada ao Museu e complementar o trabalho desenvolvido em sala de aula, resultando aos estudantes maior reflexão sobre identidade cultural, entretenimento e convívio social.
Esses encontros consistem em apresentar eixos curatoriais trabalhados no espaço expositivo do Museu Prudente de Moraes sobre a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes, com diversos recortes temáticos.

Visita Monitorada e Ações Educativas

Durante o mês de maio serão desenvolvidas ações educativas, de terça a sexta-feira, e visita monitorada contemplando a temática da Instituição que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos e de alunos das redes municipal, estadual e particular (do Ensino Fundamental e Médio) com agendamento prévio.

Programação da 15ª Semana Nacional de Museus
IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus
Tema: “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”

Período: 15 a 21/05

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.
Atendendo a temática da Semana, “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, o Museu Prudente de Moraes preparou uma programação com a exposição “A Arte de Elias dos Bonecos”, entre os dias 16/05 a 23/06 e Ação Educativa com foco na reciclagem, no dia 18/05, às 14h.

Deixe uma resposta