Museu Prudente de Moraes realiza programação especial no Dia das Crianças

FOTO BRINQUEDOS DA      EXPOSIÇÃO

Com o objetivo de comemorar o dia das crianças, a Prefeitura Municipal de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (SEMAC) em parceria com a Associação Cultural Pintura Solidária – Vamos Colorir a Vida, patrocínio da CASE Multiação e Grupo Unimetal e apoio de J Leiva, realiza no Museu Prudente de Moraes atividades culturais e educativas através da arte e brincadeiras, dia 12 de outubro, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Levar crianças a um museu, para muitos pais, parece ser uma loucura e uma tarefa difícil em controlar a curiosidade e o comportamento de seus filhos no espaço, mas na verdade, não é assim. Uma visita ao museu pode ser muito estimulante tanto para as crianças como para os pais principalmente se o que se quer é introduzir a criança no mundo da arte, das histórias, coleções e da cultura. O melhor lugar para começar é no museu.

Pensando nisso, no Dia das Crianças, o Museu Prudente de Moraes realiza em parceria com a Associação Cultural Pintura Solidária – Vamos Colorir a Vida duas atividades especiais com a proposta em despertar o interesse das crianças para a história, para a cultura e para a memória, sendo uma ideia interessante para as famílias que procuram uma alternativa de comemoração nesta data.

 

Atividades:

Exposição “Brincadeiras de Criança”

Apresentando antigas brincadeiras retratadas através de pinturas feitas com imagens coloridas, textos explicativos com curiosidades das brincadeiras, a exposição é interativa. Os brinquedos que compõem a exposição como, bola de meia, peão, bolinha de gude, boneca de pano, carrinho de rolimã, peteca, entre outras, estão à disposição das crianças e pais para serem utilizados nas brincadeiras.

 

Oficina de pintura

Com objetivo de uma experiência lúdica de aprendizado no museu, arte-educadores da Associação Cultural Pintura Solidária – Vamos Colorir a Vida estarão realizarão oficina de pintura para crianças e adultos que queiram participar; com fornecimento de telas e tintas; sem limite de idade.

 

Sobre o Museu Prudente de Moraes

Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local este em que o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou; Um dos museus mais antigos do gênero Histórico e Pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

 

Sobre a Semac – Secretaria Municipal da Ação Cultural

Criada em 1992, a Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura de Piracicaba tem importante papel na promoção, manutenção e desenvolvimento de atividades culturais no Município através de estudo, proposição e negociação de convênios com entidades públicas e privadas para a implementação de programas especiais de cultura, em articulação com as demais secretarias municipais; ações visando o levantamento, a documentação e a proteção do patrimônio arquivístico, arquitetônico, histórico e artístico; incentivo, a proteção e a integração das atividades artísticas; organização e a administração de teatros, centros culturais, biblioteca e outros espaços e equipamentos voltados para a preservação de valores históricos e para o fomento de atividades culturais e artísticas, sem qualquer restrição de natureza política, filosófica, ideológica, étnica ou religiosa; organização e promoção de festividades e acontecimentos relacionados com o calendário histórico e cultural oficial e popular; a administração do Fundo de Apoio à Cultura;

 

Serviço:
Oficina de Pintura

Data: 12/10/2014

Vaga: sem limitada de vaga e idade
Entrada: gratuita

Local: Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, nº 641, Centro – Piracicaba/SP)
Horário:  10h às14h – domingo

 

Exposição “Brincadeiras de Criança”

Data: 30/9 – 19/10/2014

Entrada: gratuita
Local: Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, nº 641, Centro – Piracicaba/SP)
Informações: (19) 3422-3069

Email [email protected]

Facebook Museu Prudente de Moraes Site www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br

 

 

Acesso a pessoas com deficiência

Visitas orientadas: (19) 3422-3069 / [email protected]

Informação para a imprensa – Museu Prudente de Moraes

Rafael Bitencourt ‐ Assessor de Imprensa da Semac | [email protected]

Renata Gava – Diretora do Museu Prudente de Moraes | [email protected]

 

 

Contato:

Associação Cultural Pintura Solidária – Vamos Colorir a Vida

Márcia / (15) 3233-6518

 

Deixe uma resposta