Nomes da escultura nacional e internacional podem ser vistos na Pinacoteca Miguel Dutra

Obras de alguns dos mais importantes nomes da escultura brasileira e internacional poderão ser vistas na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra a partir da sexta-feira, 7/7, na exposição A Arte em Bronze 2017. Da mostra – que faz parte das comemorações dos 250 anos de Piracicaba, celebrados em 1º de agosto – participam 34 artistas com 37 obras. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), com patrocínio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) e Fundiart, empresa piracicabana especializada em fundição artística.

De acordo com Eduardo Borges de Araújo, diretor da Pinacoteca, essa é a primeira exposição composta só por esculturas em bronze realizada no espaço desde sua inauguração, em 1969. “Teremos obras figurativas, contemporâneas e modernas; poéticas diferentes de artistas diversos. A escultura em bronze é uma arte nobre, advinda de um processo relativamente trabalhoso, refinado e que exige certo planejamento. Isso torna essa exposição ainda mais importante”, revela Araújo, que foi responsável pela curadoria, juntamente com Euclides Baraldi Libardi, diretor da Fundiart.

Nomes expressivos da arte no Brasil e no exterior estarão presentes, entre eles Maria Bonomi, Erika Verzutti, Flávio Cerqueira, Paulo Monteiro, Santos Lopes, Virginia Sé, Cristina Roese, Fernando Cardoso, Gianguido Bonfanti, Inos Corradin, Marcello Romeiro, Margarita Farré e Maria Teresa Baldoni. Destaque também para os artistas de Piracicaba, Alaídes Pupim Ruschel, Jairo Ribeiro de Mattos, Marco Antonio Cavallari e Virginia Welch.

A participação expressiva de artistas de diferentes cidades brasileiras que se destacam nessa técnica reforça o papel desempenhado pela Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, na promoção da arte, e a consolida como importante referência nas artes plásticas. A exposição Arte em Bronze é mais uma das ações propostas pela Prefeitura Municipal em comemoração aos 250 anos de fundação da cidade”, destaca o prefeito Barjas Negri.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a iniciativa é um presente para a população piracicabana e visitantes, que terão contato com obras de alto nível estético. “Material milenar, o bronze desempenhou papel preponderante no desenvolvimento das sociedades humanas como matéria-prima para a fabricação das primeiras ferramentas, armas e utensílios. Seu uso artístico remonta ao mesmo período, gerando, no presente, registros históricos riquíssimos”, observa Rosângela.

SERVIÇO – Exposição A Arte em Bronze 2017. Abertura dia 7/7, às 20h, na Pinacoteca Miguel Dutra, rua Moraes Barros, 233, Centro, telefone 3433-4930. Visitação de 8 a 29/7, de segunda a sexta, das 8h às 17h; sábados, das 14h às 18h. Gratuito.

Deixe uma resposta