Obra Acontecimento terá mais uma apresentação no Sesi

O espetáculo ‘Obra Acontecimento’ investiga a expressão em vez da narração e procura capturar a alma em vez da aparência que é forma. Composto por uma linguagem de dança que cria em ato a partir dos afetos vividos durante o período de pesquisa e oficinas, com um corpo sensível que se recria a cada movimento, capaz de sentir e expressar também as sutilezas do momento.

O espetáculo será criado de tal forma que os participantes das oficinas poderão se envolver diretamente nos processos de criação da dança, dos áudios, vídeos, cenografia, iluminação, figurino, montagem e apresentações do espetáculo.

O Projeto Dança Acontecimento é continuidade e desdobramento da pesquisa iniciada em 2007, que investiga processos criativos a partir do Método Feldenkrais, Seitai Ho, dança Butoh e danças brasileiras.

As apresentações da “Obra Acontecimento” são fruto da participação dos alunos nas oficinas, que se envolveram na composição das danças, áudios, vídeos, iluminação, cenografia, figurino e montagem.

Os vários elementos que constituem a dramaturgia de uma “Obra Acontecimento” são capturados e elaborados em fase de pesquisa e oficinas, sejam eles em forma de afetos de experiências vividas, material audiovisual, objetos cenográficos e figurinos, porém compostos diferentemente a cada apresentação. A pesquisa de matéria prima, com roteiro aberto à possíveis modificações, engendra vida ao processo de criação, trazendo referências do pensamento filosófico, como o de se colocar ao que está por vir momento a momento, buscando um corpo que se diferencia e atualiza novas singularidades, sobrepondo as esferas da dança, do audiovisual e arquitetura.

Contemplado pela 5ª Edição do Fundo Comgás, o Projeto, ofereceu oficinas gratuitas em São Paulo e Piracicaba. Durante as oficinas foi proposta a experiência de criação, em processo colaborativo, estimulando a busca do que é próprio e único em cada um.

Ao longo de 15 encontros os participantes envolveram-se nos processos de criação do corpo, da dança, dos elementos audiovisuais, cenografia, figurino, iluminação e montagem de uma “Obra Acontecimento”.

O processo foi enriquecido com a participação de José Maria Carvalho e Toshi Tanaka.

Ficha técnica: concepção, coordenação e preparação corporal: Luciana Beloli e Juliano Vendemiatti; Orientação Cênica: José Maria Carvalho; Orientação Corporal: Toshiyuki Tanaka; Audiovisual: Rogério Ortiz

 

Serviço – Obra Acontecimento 15 de dezembro (domingo) às 20h.

 

Ingressos: Entrada Franca.

 

Classificação: livre

 

Local: Teatro do SESI de Piracicaba – Rua Luiz Ralf Benatti, 600 – Vila Industrial Piracicaba, 13412-304. Informações: 34035928

Deixe uma resposta