Observatório Astronômico completará 20 anos

Em Piracicaba está o 4º observatório municipal do Brasil. Nele, estudantes, turistas e a população em geral podem conhecer e ampliar seus conhecimentos nas áreas da Astronomia e Ciência Espacial. É o Observatório Astronômico de Piracicaba (OAP), da Secretaria Municipal de Educação, que, além de oferecer acesso a todos os eventos que acontecem no céu e às conquistas espaciais, possibilita o desenvolvimento de trabalhos científicos focados, principalmente, no Sol e cometas.

A média de visitas públicas ao Observatório varia de acordo com o número de eventos realizados anualmente e também conforme as situações climáticas. De um modo geral, são cerca de 5 a 6 mil visitantes e 4.500 alunos por ano. O OAP está situado no KM 3 da Rodovia Fausto Santomauro, que liga Piracicaba a Rio Claro.

Para comemorar os seus 20 anos, o Observatório vai promover:

1º – O Curso de Introdução a Astronomia, dirigido aos interessados em geral;

2º – Quatro palestras com renomados astrônomos e pesquisadores do Estado de São Paulo.

Outra ação autorizada pela Secretária Municipal de Educação, professora Nély Guidolin Lima, para marcar o aniversário do Observatório durante um longo período, é a impressão de duas mil pastas comemorativas a serem utilizadas no fornecimento de material pedagógico a professores e visitantes, durante cursos e congressos astronômicos nacionais e internacionais.

O Observatório está ligado à Secretaria Municipal de Educação e tem como responsável o astrônomo Nelson Travnik, que é auxiliado por Warner Beranger.

 

Deixe um comentário