Orquestra Filarmônica Jovem realiza concertos gratuitos

_MG_6711 - Claudio Mahle e o maestro Anderson Oliveira

Foto: Paulo Lima

A Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba, através do Projeto Jovens Músicos, com realização do Ministério da Cultura, Associação Amigos da Música de Piracicaba e por meio da Lei Rouanet realiza duas apresentações gratuitas. No dia 28 de junho (sexta-feira), o concerto será realizado às 20 horas no Teatro São José, já no dia 30 de junho (domingo) a apresentação será às 11h30 na Catedral Santo Antonio.

As apresentações serão sob a regência do maestro e coordenador do Projeto Jovens Músicos, Anderson Oliveira, bacharel em composição e regência pela Unicamp. Oliveira estudou por vários anos sob orientação do renomado professor de maestros Henrique Gregori e, atualmente é orientado pelo maestro Roberto Tibiriçá. Em 2012, o maestro Anderson Oliveira foi finalista no concurso para regente titular da Orquestra Sinfônica da Unicamp.

O repertório apresentado nos dois concertos deste mês terá abertura Rosamunde do compositor Franz Schubert, na sequência Concerto para Violino Op.64 de composição de Felix Mendelssohn com participação especial do solista, Claudio Mahle, “Este concerto de violino é uma obra de referência no repertório de grandes solistas de nível mundial”, comentou o maestro Anderson Oliveira.

O violinista Claudio Mahle iniciou seus estudos de violino na Escola de Música de Piracicaba, onde foi membro e solista de vários conjuntos. Por duas vezes, foi finalista e premiado nos Concursos Jovens Instrumentistas/Brasil. Mahle continuou seus estudos na Musikhochschule (Escola Superior de Música) na Alemanha, graduando-se com nota máxima.

Mahle foi membro do Quarteto de cordas “Lukas David”, com gravações para rádio e TV, assim como concertos e participações em festivais de vários países europeus e asiáticos. Na Alemanha, Claudio Mahle foi membro da Orquestra de Câmera “Tibor Varga” em Detmold e da Orquestra de Câmera de Munique (MKO).

Após regressar a América do Sul, Mahle foi professor do Conservatório Nacional de Música do Peru, chefe de naipe de violas e violino “spalla” da Orquestra Sinfônica Nacional do Peru e, no Brasil, atuou como membro da Orquestra Amazonas Filarmônica em Manaus.

Desde o início do ano, o Projeto Jovens Músicos de Piracicaba, patrocinado pela Raízen, Oji Papéis Especiais, Bom Peixe e Denso do Brasil promove masterclasses com grandes professores da música erudita mundial. Na semana passada, o violinista Claudio Mahle e o violoncelista Wilson Sampaio, spalla da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e professor convidado do Projeto Jovens Músicos, ministraram aulas aos alunos que integram a Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba.

Deixe uma resposta