Orquestra Piracicabana de Viola Caipira é atração da Noite das Tradições, no 1º de maio

orquestra piracicabana de viola caipiraOs maiores sucessos da música caipira poderão ser conferidos neste sábado, 30/04, no varejão do parque 1º de maio, das 20h às 22h, em mais uma edição da Noite das Tradições. Realizado pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), o evento faz parte do projeto Choros & Serestas. A entrada é gratuita.

Desta vez, quem se apresenta são os músicos da Orquestra Piracicabana de Viola Caipira. Durante as duas horas de show, o público poderá apreciar clássicos como Rio de Lágrimas, Chora Viola, Caminheiro, Menino da Porteira e Chalana. O repertório do grupo conta com mais de 100 canções.

A Orquestra Piracicabana de Viola Caipira foi criada em 2005, com um número reduzido de integrantes. Hoje, é composta por 25 músicos.

Desde sua criação tem feito shows na cidade e em diversos espaços e eventos, como a Virada Cultural Paulista, Festa do Peixe e da Cachaça, Noite das Tradições, entre outros. Também já levou o som da viola para outras cidades, como São Paulo, no tradicional evento Revelando São Paulo; Americana; Tatuí; Limeira; Águas de São Pedro e Araxá, em Minas Gerais.

HISTÓRIA – A Noite das Tradições integra o projeto Choros & Serestas, que teve início em 1993 e passou a contar com a parceria definitiva da Semac em 2001. Com o nome de Noite da Seresta, o objetivo inicial do projeto era trazer à tona esse gênero musical que deixou marcas profundas na cultura piracicabana, revivendo o romantismo de décadas passadas, com a proposta de fomentar a confraternização social e valorizar os músicos e cantores de Piracicaba e região.

Em 2012, o projeto passou a ser denominado Noite das Tradições, pelo fato de envolver todos os tipos de manifestações ligadas ao folclore, além de festas populares e tradições musicais, como samba, cururu, catira e samba-lenço, com edições fixas no Engenho Central, e outras itinerantes, que ocorrem em diferentes bairros da cidade.

SERVIÇO – Noite das Tradições. Sábado, 30/04, a partir das 20h, no varejão do parque 1º de maio. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone 3403-2600.

 

Deixe um comentário