Orquestra Sinfônica de Piracicaba abre temporada 2016 no próximo sábado

Sinfônica completa 116 anos em março - foto Bolly VieiraNa contramão do ditado popular “santo de casa não faz milagre”, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba aposta parte de sua programação em nomes da própria cidade, virtuoses no país e no exterior. Após a bem-sucedida reestruturação assinada pelo maestro piracicabano Jamil Maluf, seu diretor artístico e regente titular, a abertura da Temporada 2016 é de expectativas. Além dos concertos mensais gratuitos, a novidade é um projeto didático a 5.200 crianças da rede municipal e a participação no 47º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

A inovação começa já no primeiro concerto da temporada, no sábado, 12 de março. A opção de Jamil Maluf foi a de recepcionar o público sem um solista para acompanhar o conjunto de instrumentistas, tão comum nas estreias de temporadas sinfônicas. Os motivos são explicados pelo maestro: “quero o foco inteiramente sobre a Orquestra. É o momento de mostrar, no início do segundo ano de reestruturação, o muito que já foi alcançado, com a consciência de que há desafios pela frente.”

A OSP mantém as palestras O Meu Concerto de Hoje. A diferença está no horário, às 16h30, antecedendo o ensaio geral da OSP, novamente aberto ao público, às 17h. O responsável pelas explanações é o maestro que faz a regência do concerto e que, no caso da primeira apresentação da temporada, é o próprio Jamil Maluf. Desta maneira, a OSP aproxima a figura do maestro dos presentes, que poderão, inclusive, fazer perguntas. O concerto oficial também mudou de horário: às 20h30. Todas as ações acontecem no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central.

Para a estreia da temporada, Jamil Maluf selecionou a abertura da ópera Fidelio, de Beethoven, e a Sinfonia nº 5 em Mi menor, de Tchaikovsky. Na avaliação do maestro, são obras de extremo vigor, que exigem preparo técnico do conjunto sinfônico e que despertam diversas emoções na plateia. “Concebi esta temporada conjugando qualidade com diversidade. Uma orquestra sinfônica é um meio de expressão musical que, nos dias de hoje, se faz presente tanto nas salas de concerto, ópera, balé, quanto no cinema e na música popular. Procuro refletir essa rica diversidade.”

Os recursos para a temporada são provenientes da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural. No concerto de estreia há o patrocínio da Raízen, Catterpilar Brasil e Hyundai, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A apresentação das 17h conta com a presença das  crianças e adolescentes da Casa do Bom Menino, que assistem ao concerto convidados pela Hyundai. A ação social tem o apoio das empresas Monte Alegre Agência de Turismo, GRSA Soluções em Alimentação e em Serviços de Suporte e Linie Uniformes Profissionais, responsáveis pelo transporte, alimentação e camisetas às crianças e aos voluntários que as acompanharão.

Segundo Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural, a experiência da Temporada 2015 demonstrou que a reestruturação da OSP foi bem recebida pelo público, que lotou todas as apresentações. Ela lembra que esta é a forma de o poder público contribuir para a formação de plateia e também na profissionalização de jovens músicos. “Considerada uma das orquestras com maior tempo em atividade no país, a Sinfônica de Piracicaba é patrimônio da cidade. Temos o privilégio de preservar a história e de ainda oferecer música de qualidade à população”, avalia.

Sobre o segundo ano de atividades da OSP aos seus cuidados, Jamil diz que o público pode esperar a continuidade evolutiva das ações. Ele cita a estreia do projeto ABC do Dó Ré Mi, na sexta-feira, 11, às 9h e às 10h. Na prática, 18 músicos da Sinfônica, entre estagiários e profissionais, além de um maestro e um ator, explicam às crianças o funcionamento de uma orquestra, além de detalhes sobre os instrumentos. Desenvolvida com as secretarias municipais de Educação e da Ação Cultural, a atividade acontece até novembro e contempla 5.200 estudantes.

A OSP retoma o projeto Música nas Escolas, em que quartetos de cordas e sopros percorrem as unidades de ensino em 21 apresentações a 1.470 crianças. O projeto teve início no ano passado, em setembro e outubro, e foi assistido por 560 alunos de oito instituições escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação. “O público sempre espera o melhor de nós. O que podemos oferecer como retorno é o nosso talento e amor à música. Temos de ir ao encontro da comunidade e dizer que existimos e temos uma mensagem musical fascinante para transmitir.”

ATRAÇÕES – Jamil Maluf adianta que o intuito da Temporada 2016 é o de privilegiar piracicabanos de grandes talentos, com carreiras de destaque. Entre os nomes citados pelo maestro estão o violinista Rosnei Tuon, concertino de uma das melhores orquestras na Suíça, e Fabio Perón, reconhecido virtuose do bandolim e filho de piracicabanos. Para o final do ano, o Coro do Projeto Guri canta com a orquestra.

Em 16 de abril, a OSP interpreta a Sinfonia em mi menor, de A.Levy, e Wanderer Fantasy, de Schubert, com solo do pianista José Carlos Amaral Vieira. O concerto de 14 de maio tem regência do maestro Ernst Mahle e traz duas de suas obras: a abertura da ópera O Garatuja e Sinfonia Nordestina, além da ária de La Sonnambula, de Bellini. Participam Raissa Amaral (soprano), Alessandro Greccho (tenor) e Pedro Visockas (viola). O programa de 11 de junho tem a participação do bandolinista Fábio Peron, que interpreta as Danças Sinfônicas, de Grieg.

A OSP está entre as orquestras que integram a programação do 47º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, a convite do coordenador artístico e pedagógico Fabio Zanon. O concerto ao ar livre da Sinfônica acontece em 9 de julho, às 16h30, na Praça do Capivari. “A apresentação em Campos do Jordão funciona como uma vitrine para os músicos da OSP, demonstrando que o trabalho de reestruturação está no caminho certo e tem ecoado por todo o país”, avalia Jamil Maluf.

Como tem ocorrido nos últimos anos, a OSP abre a programação artística do Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba), que em 2016 completa oito anos. A apresentação está prevista para 17 de julho, às 17h, no Teatro do Engenho. “A participação da Sinfônica na abertura do Feimep tornou-se tradição, o que eu considero um caminho natural, afinal, a OSP é a orquestra oficial da cidade.”

Os apoiadores culturais da Temporada 2016 são a Rádio Educativa FM, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) e Maison Vivenda Buffet.

SERVIÇO – Abertura da Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Doutor Maurice Allain, Parque do Engenho Central). Sábado, 12, às 16h30 (palestra O Meu Concerto de Hoje), às 17h (ensaio geral aberto) e às 20h30 (concerto noturno). A entrada é gratuita, com 50% dos ingressos distribuídos a partir das 14h de sexta, 11, e o restante uma hora antes dos concertos. Capacidade: 422 lugares. Informações: (19) 3413-5212.

Deixe uma resposta