“Paisagem na Neblina” será exibido no Sesc

O Cineclube do Sesc Piracicaba apresenta hoje, às 20 horas, o filme “Paisagem na Neblina” (Topio stin omichli), do diretor grego Theodoros Angelopoulos.

O filme, lançado em 1998, conta a história de um casal de irmãos, Voula (Tania Palaiologou) e Alexandre (Michalis Zeke), que sonha em chegar à Alemanha, para reencontrar o pai, que os abandonou anos atrás. Em busca de explicações, partem de trem da Grécia para Alemanha, com pouco dinheiro para custear a viagem, enfrentando grandes dificuldades.

O filme não trata apenas de uma viagem aventureira. A certa altura do filme, não importa mais saber se os irmãos conseguirão chegar à Alemanha, mas o quanto aquele lento e longo percurso será capaz de modificar as suas vidas. Com belíssimas imagens que, muitas vezes, dispensam as palavras, Paisagem na Neblina traz uma poderosa jornada emocional, poética, capaz de comover e encantar a plateia.

O título, por sua vez, carrega uma bela metáfora que ganha sentido e intensidade ao longo do filme, a ponto de se transfigurar em uma verdade: é preciso cuidar para que a neblina não ofusque nossa visão, e então contemplaremos belezas inenarráveis.

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes. O filme não é recomendado para menores de 10 anos.

Deixe um comentário