Palacete Rodolpho de Lara Campos será tombado em dezembro

rsz_lucas_cersosimo

Ele é carinhosamente chamado de Casarão, mas a bem da verdade tem nome e sobrenome, herdados daquele que foi o seu último morador, antes que as terras da colina se tornassem uma agremiação social e esportiva. Símbolo inconfundível do Clube de Campo de Piracicaba, e praticamente a única lembrança em edificação dos tempos da inauguração do CCP, há 62 anos; o Palacete Rodolpho de Lara Campos está às vésperas de receber uma das maiores glórias de sua história: o tombamento pelo CODEPAC – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba; a ser oficiado no sábado, 3 de dezembro, às 11h.

Com seu aspecto arquitetônico imponente, respeitável e belo, dotado de dois pisos acima do porão, a construção prestou-se perfeitamente às finalidades iniciais da fundação do Clube, sendo utilizado como a primeira Sede Social da entidade. Obra grandiosa, com muitas divisões internas, provido de várias entradas no primeiro piso, quase todo circundado por uma bela varanda típica dos palacetes projetados para os expoentes do agronegócio do final do século XIX. Hoje, além de comportar alguns escritórios da administração do CCP, o Casarão recebe eventos onde os associados e seus convidados podem imergir em um pedaço do passado recheado de obras de arte adquiridas em seis décadas de história. Agora, o próprio prédio adquire status de relíquia a ser preservada.

Segundo o Procurador Geral do Município de Piracicaba, Mauro Rontani, que participou como convidado especial da Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo na segunda (10);  o tombamento segue um rito de várias etapas, levando em média seis meses para ser concluído. Primeiramente, o Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura propôs a abertura do processo, que levado ao CODEPAC foi aprovado em reunião ordinária da entidade. Posteriormente, o Conselho fez a comunicação às autoridades da cidade e o processo seguiu instruído por documentos que justificassem o tombamento. Finalmente, o DPH (Departamento de Patrimônio Histórico do IPPLAP) emitiu o parecer final com a documentação reunida, que foi encaminhado ao Executivo para assinatura do Decreto Municipal de Tombamento do imóvel, posteriormente registrado no Livro Tombo do CODEPAC. O ato de assinatura será oficiado pelo Chefe do Executivo nas dependências do próprio imóvel a ser tombado.

Para o Clube de Campo de Piracicaba, ter o tombamento do Palacete devidamente aprovado representa possuir um bem de relevância cultural e arquitetônica para a cidade e sua população. Segundo Rontani, “demonstra que o CCP tem compromisso com a sua história de fundação e com Piracicaba, não sendo somente um clube social, mas também com preocupação cultural”, definiu. O tombamento implica, ainda, que toda reforma ou manutenção que envolva a troca de telhado ou pintura tem que ser aprovado pelo CODEPAC, o que segundo o procurador depende de um simples processo de comunicação.

 

Deixe uma resposta