Palestra Os Homens da Cultura e os Edifícios Culturais acontece no Sesc

Cecílio 2014

Cecílio Elias Netto

A Formação da Cultura Piracicabana é o tema do ciclo de palestras que o Sesc Piracicaba está promovendo em julho. A programação acontecerá às sextas-feiras do mês (começou no dia 8), sempre às 19h30, no Espaço de Tecnologia e Artes – entrada gratuita. O primeiro encontro foi com a historiadora Marly Therezinha Germano Perecin.

Desta vez, será o jornalista Cecílio Elias Netto que falará sobre Os Homens da Cultura e os Edifícios Culturais. O coordenador do projeto, Felipe de Menezes, fará a mediação da conversa.

Além de Marly e Cecílio Elias Netto, também integram o projeto o jornalista Evaldo Vicente, a historiadora Gabriela Pontin Novaes e a professora de economia Eliana Tadeu Terci. A cada encontro, eles fazem panorama da formação cultural do município – dos primórdios da cidade, passando pela era desenvolvimentista, pela Belle Époque, a ditadura militar e a redemocratização. A iniciativa integra o projeto História e Memória do Teatro: Piracicaba das Monções aos Dias Atuais, do historiador e diretor teatral Felipe de Menezes, que tem que apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Editais – realização do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Estado da Cultura. A ideia é pesquisar a história e a memória do teatro piracicabano e assim ilustrar a vida cultural e artística da cidade ao longo dos últimos 200 anos. O resultado será um livro previsto para ser publicado em dezembro.

O ciclo de palestras faz parte da contrapartida de um programa que também conta com uma exposição itinerante e um vídeo-documentário sobre o processo de pesquisa. A Formação da Cultura Piracicabana pretende colher informações e promover a reflexão entre o público ouvinte e os palestrantes. “Convidamos, por meio do projeto, toda a comunidade piracicabana e, principalmente, os estudantes e artistas da cidade, para as palestras. O eixo norteador é a história de Piracicaba pelo viés da cultura e da arte”, afirmou o coordenador do projeto, Felipe de Menezes.

As próximas palestras serão: O Lazer e a Cultura na Era Desenvolvimentista, com Eliana Tadeu Terci (dia 22); O Lazer e a Cultura piracicabana na Belle Époque Piracicabana, com Gabriela Pontin Novaes e A Cultura Piracicabana Durante a Ditadura Militar e na Redemocratização, com Evaldo Vicente (ambas no dia 29).

 

PROJETO – História e Memória do Teatro: Piracicaba das Monções aos Dias Atuais foi aprovado em segundo lugar em meio a 270 projetos inscritos no ProAC Edital 41/2015 – Publicação de Conteúdo Cultural.  Foram dois os principais motivos que levaram o pesquisador da cultura piracicabana, Felipe de Menezes, a desenvolver o projeto. Em primeiro, a inexistência de uma pesquisa focada em contar a história das artes cênicas de Piracicaba. “Embora haja uma contribuição vastíssima de nossos historiadores, jornalistas e pesquisadores locais, ainda existe uma lacuna. Esta lacuna se trata da pesquisa e da escrita da história de nossa cultura, em específico no que se diz respeito às manifestações artísticas”, explica Menezes. A segunda razão é o registro das entrevistas com os principais artistas piracicabanos para a criação de um arquivo/documento em áudio que será entregue à Célula Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba).

 

PROGRAMAÇÃO:

·         08/07 – Palestra: Aspectos da Cultura nos Primórdios de Piracicaba, com Marly Therezinha Germano Perecin

·         15/07 – Palestra: Os Homens da Cultura e os Edifícios Culturais, com Cecílio Elias Netto

·         22/07 – Palestra: O Lazer e a Cultura na Era Desenvolvimentista, com Eliana Tadeu Terci

·         29/07 – Palestras: O Lazer e a Cultura piracicabana na Belle Époque Piracicabana, com Gabriela Pontin Novaes e A Cultura Piracicabana Durante a Ditadura Militar e na Redemocratização, com Evaldo Vicente

 

SERVIÇO:

Ciclo de palestras A Formação da Cultura Piracicabana

Quando: às sextas-feiras de julho (a partir do dia 8)

Horário: das 19h30 às 21h30

Local: Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc Piracicaba

Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro

Informações: (19) 3437-9240 (Sesc)

Grátis

Deixe uma resposta