Premiados no 13º Salãozinho de Humor serão anunciados no domingo

O 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba anunciará no próximo domingo, 20, as crianças e adolescentes que foram premiados no 13º Salãozinho de Humor. A solenidade acontece no Teatro Municipal Erotídes de Campos, às 15h. Logo depois, às 16h, subirá ao palco a Cia. Turma do Papum, de Florianópolis, para apresentar o espetáculo Alice no País das Maravilhas, que compõe ainda a programação do Diversão em Cena ArcelorMittal. A entrada é gratuita e os ingressos para a apresentação devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo.

O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Centro Nacional do Humor Gráfico (Cedhu). “Anualmente, os desenhos do nosso Salãozinho passam por uma comissão de seleção e premiação, que avalia qualidade, linguagem e técnicas utilizadas. O desenho é uma linguagem universal e as crianças se comunicam facilmente por meio dele, por isso o evento é um sucesso a cada edição e nesse ano não tem sido diferente, já que muita gente tem visitado a exposição”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

O júri de seleção e premiação foi formado por Maria Luziano (ilustradora e designer gráfico), Daniel Ponciano (ilustrador e cartunista) e Erasmo Spadotto (ilustrador e cartunista). São duas categorias: uma para crianças de 07 a 10 anos e outra para crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos. Além da premiação para os três primeiros de cada categoria, haverá ainda menções honrosas. “Quando comparamos as duas categorias, nós percebemos uma mudança de conceito, porém é interessante, porque há trabalhos das faixas etárias menores que tecnicamente são melhores que alguns daqueles produzidos por adolescentes”, explica Spadotto.

O júri selecionou, entre os 3.265 recebidos, os 212 desenhos que estão expostos, desde o dia 22 de agosto, no Armazém 5 do Engenho Central, próximo à Passarela Pênsil. “O que me chamou a atenção foi o grande número de trabalhos relacionados a questões políticas e críticas sociais, o que foge um pouco do universo infantil, voltado normalmente à desenhos animados e cantores”, afirmou Ponciano. “Talvez mesmo que eles não entendam muito, eles ouvem tanto de todos os lados, que infuencia. E a gente percebe que eles têm uma ideia muito bacana e um capricho que impressiona”, opinou Maria.

PARCERIA – O Salãozinho de Humor de Piracicaba surgiu com o objetivo de usar o desenho como uma ferramenta de conhecimento e uma forma de mediação entre a arte e a educação, além de fomentar o desenvolvimento de novos artistas e incentivar a formação de um público que esteja mais familiarizado com o desenho de humor. O projeto conta com parceria entre a Semac e o Cedhu com a Secretaria Municipal da Educação, Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e Secretaria de Estado da Educação. O patrocínio cultural é da CCR AutoBan e Arcor.

Por meio da parceria é realizado o curso “Humor em Sala de Aula”, que tem como objetivo subsidiar os professores da rede pública e particular na utilização da linguagem do humor gráfico em sala de aula, em exposições itinerantes nas escolas da rede Estadual de Ensino, com a proposta de tornar acessível o contato dos estudantes com obras do acervo do Cedhu e em palestras nas escolas da rede estadual.

Deixe um comentário