Programação da 8ª Primavera dos Museus

museuA Prefeitura Municipal de Piracicaba e SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do Museu Prudente de Moraes, participará da ação “8ª Primavera dos Museus”, entre os dias 22 a 28 de setembro, com entrada gratuita.

Coordenada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. Com o tema “Museus Criativos”, o Museu Prudente de Moraes trabalhará com apropriação e produção de processos coletivos contribuindo no processo de formação e sensibilização da sociedade.

Exposição – “Um Museu feito para nós, por nós

Realizado pelo Museu da Imagem e do Som de Campinas e produzida por pessoas com deficiência visual e auditiva, a exposição, fruto do projeto proposto pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, pelo Centro Cultural Louis Braille de Campinas, apresenta através de fotografias, móbiles e instalações, reinterpretações do acervo do museu por meio da experimentação de diversas linguagens artísticas.

Também será apresentado ao público visitante, por meio de fotografias, ações culturais desenvolvidas por Entidades e Instituições que atendem pessoas com necessidades especiais no intuito em sensibilizar e conscientizar a sociedade à inclusão cultural das pessoas com deficiência. O Museu Prudente de Moraes, possuindo um importante papel sociopolítico e cultural busca integrar estas pessoas, como cidadãs ativas e participativas da sua comunidade.

Visitas guiadas – “Caminho Prático – vivencial” – ação educativa desenvolvida nos espaços expositivos do Museu conduzida pelos educadores com objetivo em estimular ideias e memórias nos alunos de escolas públicas, privadas e também públicos espontâneos em inusitado “caminho prático-vivencial” em torno de todos, interagindo e trocando experiências sobre sua vivência no museu. Esta pratica contribui para uma ampliação do campo da mediação tradicional na qual são apresentados o conteúdo expográfico do espaço e o público visitante contribuirá com sua vivência e memória passando de meramente expectador para agente da história. A proposta é explorar principalmente a memória e o sentido de pertencimento, promovendo a transformação do museu em um grande palco de experimentações.

 

Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes

Rua Santo Antonio, n° 641

Piracicaba – SP

(19) 3422-3069 e 3432-2148

[email protected]

[email protected]

www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br

Facebook: Museu Prudente de Moraes

 

Aberto de terça-feira a domingo (inclusive feriados) das 9h às 17h

Entrada Gratuita

Deixe um comentário