Programação de Literatura no Sesc Piracicaba traz curso de escrita criativa e encontros sobre ilustração infantil

Literatura no Sesc Piracicaba_Acervo Comunicação SescAs inscrições estão abertas para o curso Poucas Palavras Portáteis – Escrita Criativa de Micronarrativas que será realizado no Sesc Piracicaba pelo escritor, ator e diretor teatral Daniel Viana. Os encontros são gratuitos e acontecerão nos dias 1, 2, 8 e 9/2 (quartas e quintas), às 19h. A atividade convida o participante a desenvolver a escrita criativa, utilizando provocações como fotografia, relatos reais e ficcionais, observação do cotidiano, personagens e palavras. Para participar não é preciso formação nas áreas correlatas, mas é importante gostar de escrever, ler e tenha familiaridade com a linguagem utilizada na âmbito cultural. As vagas são limitadas.

Daniel Viana é escritor contista, dramaturgo, diretor teatral e criador do projeto “Guardanapos Poéticos” e autor-criador dos livros “100 contos por 10 contos trocados” e “Baseado em causos reais”. Desenvolve trabalhos que unem a literatura com intervenções urbanas, destacando: “Troco um causo por um conto” que já esteve na unidade do Sesc Piracicaba em 2014 durante um final de semana; e o Bala_vras que, em 2016, fez parte da programação do Circuito Sesc de Artes, onde a partir de palavras retiradas pelo público de um baleiro, Viana criava poemas e em seguida os datilografava em papel colorido para presentear os espectadores.

Mais programação de literatura em fevereiro

No universo infantil, a ilustração de livros tem grande potencial para desenvolver a criatividade e a fantasia das crianças, bem como contribuir na construção individual de conceitos e releituras do mundo. Em quatro encontros e uma vivência, a programação de fevereiro no Sesc Piracicaba traz escritores e ilustradores que abordam como é feita a escolha do tema, a transformação em narrativa, composições gráficas, o processo de produção de um livro infantil, entre outros aspectos.

A participação nos encontros, que acontecerão no Espaço Posso Ler? nos dias 5, 7, 11 e 12/2, é gratuita. A programação completa pode ser conferida em sescsp.org.br/piracicaba.

 

PROGRAMAÇÃO |  LITERATURA | SESC PIRACICABA

  • Curso

Poucas Palavras Portáteis – Escrita Criativa de Micronarrativas
A atividade propõe estimular a investigação de outras possibilidades para a escrita criativa, utilizando provocações diversas como fotografia, relatos reais e ficcionais, observação do cotidiano, personagens e palavras. A micronarrativa é um gênero que vem ganhando espaço no mercado literário, visto que a forma de contar uma história com poucas palavras estimula a criatividade e atrai principalmente o público jovem. Com Daniel Viana, escritor, ator e diretor teatral.
De 1 a 9, quartas e quintas. 19h. Teatro. Grátis. 16 anos.

Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba

Necessário credencial Sesc.

Espaço

Posso Ler?
Espaço dedicado à literatura infantojuvenil, onde pais e filhos podem acessar livros infantis, ouvir histórias, contações e mergulhar no universo mágico da literatura.
Até 12/2.

Terças a sextas, 13h30.
Sábados e domingos, 9h30.
Espaço Posso Ler?. Grátis.
Livre.

 

Posso Ler?
Mediadores promovem a leitura utilizando obras do acervo da Sala de Leitura.

De 4 a 18, sábados, 14h e dia 25, sábado, 12h. Itinerante. Grátis. Livre.

 

Cardápio Literário

Livros de contos, crônicas e poesia, além de revistas, ficam à disposição do público.

De 4 a 26, sábados e domingos, 10h. Comedoria. Grátis. Livre.

 

 

  • A ILUSTRAÇÃO NO UNIVERSO INFANTIL

 

Vivência: Contando e ouvindo histórias
Te contei? Não! Mas vou te contar…
A pedagoga e professora de educação infantil Dani Farto estimula a imaginação das crianças por meio de diversas histórias da literatura infantojuvenil.
Dias 4 e 5, sábado e domingo, 11h e 16h30. Espaço Posso Ler?. Grátis. Livre.

Vivência de ilustração e lançamento de livro
O gatinho Xuxu e sua amiga Clarinha convidam todos a viajar pelo mundo da poesia e da pintura. Nesse passeio, eles descobrem o mundo das artes, numa grande brincadeira de adivinhá-las e apresentá-las um para o outro.
Com Márcia Joé, Fernanda Ribeiro e Mazzon Gil.
Dia 5, domingo, 14h30. Espaço Posso Ler?. Grátis. Livre.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 

Produção de livro infantil: criação, ilustração e tradução
Uma escritora e dois ilustradores conversam com o público sobre todo o processo de criação de um livro infantil bilíngue, abordando questões como a escolha do tema e sua transformação em narrativa, composições gráficas e trabalho de tradução. Com Fernanda Ribeiro, Márcia Joé e Mazzon Gil.
Dia 7, terça, 19h. Espaço Posso Ler?.Grátis. Livre.

 

10 Galinhas passaram por aqui!
Ivo Minkovicius, designer gráfico, ilustrador e autor de literatura infantil conta suas histórias e cria junto com os participantes um pequeno poema ilustrado.
Dias 11 e 12, sábado e domingo, 11h e 16h30. Espaço Posso Ler?. Grátis.

Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

 
SERVIÇO
Programação de Literatura
Local: Sesc Piracicaba – Rua Ipiranga, 155 – Centro.
Mais informações: (19) 3437-9292
www.sescsp.org.br/piracicaba

Deixe um comentário