Programação para a Terceira Idade do Sesc Piracicaba

Em março, a programação destinada aos idosos contempla, além da apresentação da orquestra de sanfona no projeto Sarau Sertanejo, que acontece todo primeiro domingo do mês, palestras, exibição de filme com comentários de psicóloga e também encontros de viola caipira.

Para o responsável pela programação para a Terceira Idade do Sesc Piracicaba, Adriano da Costa, as atividades oferecem um espaço para a socialização e desenvolvimento de ações tanto para o público feminino quanto para o masculino. “Nós queremos que os idosos tenham a oportunidade de fazer artesanato, esportes adaptados, aulas de voz, dança e encontros temáticos, e ter um momento para ouvir uma moda de viola e relembrar bons momentos”, completa Adriano Costa.

 

A programação do Trabalho Social com Idosos do Sesc SP traz sempre atividades que contemplam as diferentes linguagens, como música, cinema, teatro e dança, que refletem o envelhecimento, convidam os participantes a conhecerem e estimulares novas habilidades e também a integração. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
PROGRAMAÇÃO IDOSOS | SESC PIRACICABA | MARÇO

Programa do Sesc SP, voltado ao cidadão acima de 60 anos, que oferece atividades artísticas, físicas e sociais, com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com as demais gerações.
Sarau sertanejo
O rio como cenário e inspiração; as manifestações artísticas e culturais, oficinas manuais e culinárias próprias do homem do campo são referências para exercício de valorização da memória e o diálogo constante entre o antigo e o novo. Encontros regados à contação de causos, exibição de filmes, lançamentos de livros, shows musicais e danças típicas.
Orquestra de Sanfonas
Ivone Vigatto com sua orquestra de sanfonas apresenta sucessos do cancioneiro caipira em show de valorização da sanfona, também conhecida como acordeão ou gaita, de singular diversidade timbrística e rítmica.
Dia 5, domingo, 10h.

Comedoria. Grátis.

Choro das Mulheres

Show musical em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Pesquisa dos músicos China, Marcos Vinicius de Moraes e Marcus Godoy, que presta homenagem, através das composições e melodias, à alma feminina.
Dia 8, quarta, 14h.

Comedoria. Grátis.

 

Roda de Prosa
Momento de reflexão, troca de ideias para compartilhar assuntos, interesses comuns, conhecimentos diversos e divulgação das atividades para promover o encontro de novos e velhos amigos.
Dia 8, quarta, 14h.

Teatro. Grátis.

 

Cine Mulher – Especial
A sétima arte mostra-se um ótimo recurso para reflexões sobre questões humanistas, socioculturais e de comportamento, por meio de histórias que rememoram o passado ou contextualizam o presente. Mediação e bate-papo após exibição com a psicóloga social Telma Regina de Paula Souza. Parceria com o curso de Psicologia da Unimep Piracicaba.
As sufragistas
(Suffragette)
REU, 2015, cor, 107’
Dir: Sarah Gavron
Elenco: Carey Mulligan, Helena Bonham Carter e Meryl Streep.
No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido.
Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts, sem formação política,
descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina.
Dia 10, sexta, 14h.

Teatro. Grátis. Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Viola Caipira – Encontros
Troca de experiências com iniciantes, aprendizes e violeiros experientes, indo das noções básicas ao aperfeiçoamento, ampliando o repertório musical e cultural. Com Marcela Costa, musicista e educadora musical.
De 12, 19 e 26, domingos, 10h.

Comedoria. Grátis.

Inscrições no Núcleo do TSI.
Necessário trazer o instrumento.

 

ExperimentaSons – Corpo e voz
Qual a idade para expressar a sua musicalidade? Exercite sua expressão vocal, comunicação e jogos cognitivos musicais, estímulos sensoriais e a coordenação motora em exercício livre e criativo. ComHilara Crestana, musicaterapeuta.
Terças, 14h.

Teatro. Grátis.

 

Mentalize
Saber como o cérebro funciona pode ajudar a alcançar níveis altos de realização e bem-estar. Utilize seus recursos internos em prol de uma vida saudável. Com a psicóloga Anna Livia Pacifico.
Dia 15, quarta, 14h.

Teatro. Grátis.

 

Palestra Musicada

Paraguassú
Homenagem da poetiza e neta Neide Lopes Ciarlariello, ao seu avô Roque Ricciardi, mais conhecido como Paraguassú, seresteiro, escritor e compositor de músicas como Luar do Sertão, Bem te vi e Lamentos. Artista paulista de grande sucesso, incentivador e divulgador das músicas de Catulo da Paixão Cearense.
Dia 22, quarta, 14h.

Teatro. Grátis.

 

Plugados
Atividade orientada para navegar na internet e conhecer vários recursos da plataforma virtual.
Terças, 16h30.
Sextas, 15h30 e 16h30.

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.
SERVIÇO
Programação Idosos
Local: Sesc Piracicaba – Rua Ipiranga, 155 – Centro.
Mais informações: (19) 3437-9292
www.sescsp.org.br/piracicaba
www.facebook.com/piracicaba

Deixe uma resposta