Projeto leva teatro gratuito a praças e parques

dsc_1902-624x414

A 1ª edição do projeto Encena Parque teve inicio neste domingo (8) e contará com apresentações nos dias 9, 10, 15, 16 de junho e 20, 21, 27 e 28 de julho, com encenações gratuitas de teatro ao ar livre em praças, parques e no Lar dos Velhinhos. O evento tem apoio do Programa de Ação Cultural (Proac) e patrocínio da ArcelorMittal.

O Encena Parque, segundo a organização, busca promover o intercâmbio de grupos entre a capital e o interior do estado, disseminar a arte e formar um público interessado em teatro. “Levar os espetáculos aos parques e às instituições beneficentes é uma maneira de democratizar a cultura favorecendo o acesso a todas as idades e classes sociais”, informou a assessoria do projeto. Confira a programação de espetáculos:

Segunda-feira (9), às 15h
Local: Praça Cacilda de Azevedo Cavaggioni (Biblioteca Municipal)
Espetáculo: É Nóis na Xita

Sinopse: mostra o convívio entre três personagens (Cara de Pau, Montanha e DuCirco) que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação. Gênero: circo teatro cômico. Duração: 50 minutos.

 

Terça-feira (10), às 13h30
Local: Lar dos Velhinhos (Av. Torquato da Silva Leitão, 615)
Espetáculo: Avoar

Sinopse: numa metrópole qualquer, entre edifícios e em meio à confusão do dia-a-dia, personagens melancólicos movidos pela saudade de um tempo feliz e perdidos em suas lembranças, quebram a monotonia e frieza da cidade com brincadeiras e canções. Gênero: infantil. Duração: 55 minutos.

Terça-feira (10), às 15h30
Local: Lar dos Velhinhos (Av. Torquato da Silva Leitão, 615)
Espetáculo: Auto do Casal Lusitano Maria & Manuel

Sinopse: retrata a história do casal Maria e Manuel, que convivem com os “brasucas” e descobrem que há imensas diferenças  linguísticas entre Brasil e Portugal. Gênero: comédia. Duração: 60 minutos.

15/06 (domingo), às 16h
Local: Parque do Engenho Central (Av. Maurice Allain, 454, Vila Rezende)
Espetáculo: Ciranda das Flores

Sinopse: num certo dia nublado, Dona Jardineira e Sr. Semeador, apaixonados um pelo outro mas sem ter coragem de declararem seu amor, conversam felizes no jardim. De repente, discutem por causa de uma plantinha, fazendo com que o sonho e realidade se misturem. Gênero: comédia. Duração: 45 minutos.

16/06 (segunda-feira), às 10h
Local: Praça José Francisco Coimbra Neto (bairro Caxambu)
Espetáculo: Bang Bang à Pastelana

Sinopse: três artistas mambembes viajam para a cidade de Dog Bur City para apresentar um grande espetáculo. No mesmo dia e na mesma cidade, surgem três bandidos procurados que, coincidentemente, são idênticos aos artistas. Gênero: comédia. Duração: 50 minutos.

16/06 (segunda-feira), às 15h
Local: Praça José Francisco Coimbra Neto (bairro Caxambu)
Espetáculo: Chapeuzinho Vermelho

Sinopse: tudo começa como uma grande brincadeira, onde duas palhaças descobrem um armário cheio de chapéus. Estes chapéus as conduzem por uma viagem de brincadeiras, onde o fio condutor é dado pela história de Chapeuzinho Vermelho. Gênero: infantil. Duração: 50 minutos.

20/07 (domingo), às 16h
Local: Parque do Engenho Central (Av. Maurice Allain, 454, Vila Rezende)
Espetáculo: A Festa

Sinopse: a história acontece no dia do aniversário da infanta Maria Joaquina, uma menina muito mimada e difícil de agradar. Todos à sua volta não medem esforços para que essa data seja inesquecível para a garota, que ordena ao Sr. Blacaman, o malandro conselheiro real, que lhe traga um presente impossível. Gênero: comédia. Duração: 50 minutos.

21/07 (segunda-feira), às 10h
Local: Praça Domingo Sávio (em frente ao Dom Bosco Cidade Alta)
Espetáculo: Farrandança

Sinopse: três histórias mostram o cotidiano de uma tradicional trupe de artistas mambembes. Calixto, o contrarregra, tem o sonho de ser ator, mas tem um obstáculo no meio do caminho: seu sogro e dono da companhia, Sr. Antonio. Os atores utilizam as técnicas de teatro popular, com referências da commedia dell’arte, mímica e número de clowns. Gênero: comédia. Duração: 70 minutos.

21/07 (segunda-feira), às 15h
Local: Praça Domingo Sávio (em frente ao Dom Bosco Cidade Alta)
Espetáculo: Arrumadinho

Sinopse: seis gerentes de venda e suas respectivas visões de mundo e de mercado, que através de um jogo intenso com o público provocam, criticam e questionam o homem moderno, bem como a pateticidade que o cerca em relação ao trabalho e ao sonho de prosperidade. Gênero: comédia urbana. Duração: 60 minutos.

27/07 (domingo), às 16h
Local: Parque do Engenho Central (Av. Maurice Allain, 454, Vila Rezende)
Espetáculo: Conto de Todas as Cores

Sinopse: após sofrerem uma grave crise de ideias, contadores de histórias decidem unir cores e inspirações para contarem uma história única: a história de Lili. Daí pra frente um mundo de cachorro pulguento, poeta velho, professora doida vai sendo desenhado pela imaginação sem freios de Lili. A peça é uma homenagem à infância, à imaginação e a Mario Quintana. Gênero: infantil. Duração: 60 minutos.

28/07 (segunda-feira), às 10h
Local: Parque Histórico Quilombo de Corumbataí (Estrada Limoeiro, 305, Santa Terezinha)
Espetáculo: Folia Brasileira

Sinopse: apresentado pelo teatro de mamulengo do mestre Valdeck de Garanhuns, a história se passa na fazenda do coronel Vicente Pompeu, que está realizando uma grande festa para comemorar o noivado de sua afilhada Marieta com seu secretário Simão de Lima Condessa. O coronel quer que a festa seja uma grande mostra da cultura popular, com apresentações de bumba-meu-boi, reisado, ciranda, frevo, etc. Gênero: teatro de mamulengo. Duração: 50 minutos.

28/07 (segunda-feira), às 15h
Local: Parque Histórico Quilombo de Corumbataí (Estrada Limoeiro, 305, Santa Terezinha)
Espetáculo: Ditinho Curadô

Sinopse: a peça conta a história de Ditinho, o retrato de um costumeiro caipira que foi agraciado com o dom de falar com santos. Deste dia em diante Ditinho resolve ajudar as pessoas e, entre uma consulta e outra, começa a acumular benefícios: subir de vida e eleger um prefeito, entre outras confusões. Gênero: comédia. Duração: 60 minutos.

Deixe uma resposta