Quarteto “Sanfonias” apresenta a mistura da tradição nordestina sanfoneira com o espírito urbano

Sanfonias_Crédito Acervo da bandaCom o show “MPB no Balanço da Sanfona”, o grupo “Sanfonias”, formado pelo quarteto Nelson Cardoso na percussão, Lourdes Degani na sanfona, Joãozinho 7 Cordas no violão e Fabiano Pires no cavaquinho, apresenta na Quintas de Canto do dia 2 de abril, composições como  Asa Branca, de Luiz Gonzaga; Odeon, de Ernesto Nazareth; Festa no Interior, de Moraes Moreira; Chalana, de Mario Zan e Lamentos, de Pixinguinha. A apresentação será às 20 horas na Comedoria doSesc Piracicaba. A entrada é gratuita.

Há mais de nove anos fazendo músicas tradicionais, a banda foge à formação dos grupos MPB e dá destaque à sanfona acompanhada de cavaquinho, violão e percussão.  Com arranjos próprios, a apresentação alia a tradição nordestina sanfoneira ao espírito urbano.

Joãozinho 7 Cordas é o nome artístico de João Santos,  professor  e   coordenador   de   violão   clássico   e   popular  da  Escola  Arte  Musical  e  atua  como músico nos grupos Sanfonias (Choro) , Água de Benzê (Samba) e apresentações como solista.

Lourdes Degani é graduada pelo Conservatório Carlos Gomes e imprime a base melódica do grupo ao lado da percussão e do conjunto harmônico formado pelo violão e cavaquinho.

Fabiano Pires é professor e cavaquinista e tem desenvolvido nos últimos anos um trabalho instrumental próprio, direcionado à música popular brasileira.

Por fim, Nelson Cardoso, instrumentista autodidata, é responsável há mais de dez anos pela percussão de grupos e parcerias musicais na vertente do samba, do choro e dos ritmos latino-americanos.

Deixe uma resposta