Rádio Educativa FM divulga histórias do Nhô Chico: renda beneficia entidades

O Lar Betel de Piracicaba foi a entidade escolhida para receber o valor arrecadado com a venda de mil CDs da terceira edição das “Histórias do Nhô Chico”, narradas diariamente pelo professor Douglas Simões no programa “Café com Viola”, da Rádio Educativa FM (105,9 Mhz). O programa é apresentado pelo comunicador Bill Junior e os CDs podem ser adquiridos no Lar Betel a um custo de R$ 10,00 a unidade; toda a renda está sendo revertida à instituição, que atualmente abriga 93 idosos com idade entre 60 e 94 anos. Outras entidades já foram beneficiadas pela iniciativa e a próxima será o Espaço Pipa, que cuida de pessoas com Síndrome de Down.

As histórias do Nhô Chico resgatam valores humanos, são passadas por meio de linguagem simples e chamaram a atenção de Bill Junior, que concretizou o projeto em 2010 juntamente com Douglas Simões. O CD reúne 19 histórias contadas no programa e tem duração total de 80 minutos. Nhô Chico é um personagem caipira, que traz em suas mensagens profundas lições de vida e oportunidade de reflexão sobre os mais vários assuntos. O programa “Café com viola” vai ao ar pela Educativa de segunda a sexta-feira, das 6h às 7h30 da manhã.

A primeira entidade beneficiada foi a Associação Colibri, que atende pessoas com Parkinson. “Em 2011, repetimos o trabalho com a APAE”, explicam Bill e Douglas. A administradora do Lar Betel, Ivone Costa, enaltece a iniciativa da emissora e ressalta que a entidade tem sido muito bem atendida pela sociedade piracicabana. “Só tenho a agradecer pela colaboração. Esta é uma verba importantíssima, já que não temos receita mensal fixa”.

Além da contribuição dos moradores, o Lar Betel conta com a ajuda de associados e da Prefeitura Municipal. “Parte da renda é obtida por meio do nosso Bazar, aberto diariamente em horário comercial”, ressalta Ivone. A instituição, que completa 60 anos em novembro, conta com 45 profissionais. Para colaborar com a entidade e realizar qualquer tipo de doação, como por exemplo, material de higiene pessoal, limpeza, roupas e sapatos, o interessado deve em contato pelo telefone 3422-4721. Mais informações também podem ser obtidas na Rádio Educativa, telefone 3433-4430.

Os causos do Nhô Chico

As histórias procuram veicular textos de autores consagrados – como Carlos Drummond de Andrade, Erico e Fernando Veríssimo, Cora Coralina, Exupèry, Kalil Gibran, Catullo da Paixão Cearense etc. – e outros, de autoria própria e/ou adaptados, procurando sempre – por meio da sabedoria do caipira, do caboclo, do homem do campo – estimular a reflexão sobre família, relacionamento, vida, amizade, humildade, solidariedade, amor e saudade. Nhô Chico procura utiliza invariantes fundamentais necessários para a preservação e sobrevivência de todas as relações humanas e sociais: o respeito, a responsabilidade, a cooperação, solidariedade e o amor.

Trecho de uma das histórias

“Os sonhos são como farois a iluminar os caminhos por onde temos que caminhar, por onde nossos pés irão pisar para chegar até eles! Se os sonhos não forem alimentados com o combustível da esperança e de muito trabalho, de muita perseverança, eles logo se apagam, logo morrem, viram fumaça!”

 

Deixe uma resposta