“Rio Grande” apresenta o blues e seus subgêneros no Sesc

Rio Grande_Crédito Renato Petean1Na estrada desde 2007 com um repertório que mescla os subgêneros do blues abrangendo a cultura de mais de um século de evolução musical, a banda piracicabana Rio Grande se apresenta nesta Quinta de Canto do dia 11 de junho, às 20h, na Comedoria do Sesc Piracicaba. A entrada é gratuita.

O grupo apresenta um som que difunde o gênero musical mais antigo e diversificado da cultura norte americana e, além do Delta e do Modern Electric Texas, estão presentes nas apresentações o Chicago, o Slow, o Detroit, o Urban, o Louisiana, o Funk Blues e o Blues Rock.

Neste show, a Rio Grande traz canções do primeiro CD lançado em 2011, “Rainy Day”, e também faixas do novo trabalho “Rose’s Cafe”, lançado este ano com faixas também autorais e, além dos backing vocals gravados por Pa Moreno, cantora piracicabana, o trabalho conta com participação de Adriano Grineberg e Edu Gomes, nomes importantes do blues nacional, em algumas faixas.

A Rio Grande é formada atualmente por Cláudio Formiga (guitarras, violões, dobro e voz), André Godoy (gaita, guitarra e violão), Thiago Barros (contrabaixo elétrico e acústico) e Bida (bateria e percussão).

 

Sobre o nome da banda

O estado do Mississipi é o berço do que é considerado o mais antigo estilo de blues: o Delta, o qual evoluiu das canções de trabalho no final do século XIX. No idioma do povo Ojibwe, um dos maiores grupos de nativos norte americanos, a palavra Mississipi (Misi Ziibi) é traduzida como Rio Grande.

Já na década de 80, o estado do Texas contribuiu para o resgate do blues, que tinha sido esquecido por gravadoras, rádios e pelo grande público. O gênero ficou conhecido como Modern Eletric Texas Blues. O mais importante rio que cruza a paisagem árida do deserto do Texas e também serve como marco natural entre as fronteiras de EUA e México, é chamado pelos texanos de Rio Grande.

SERVIÇO
QUINTAS DE CANTO
O que: Rio Grande
Quando:
Dia 11/6, quinta, 20h.
Onde: Comedoria do Sesc Piracicaba.
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro. Piracicaba/SP.
Quanto: Grátis.
Classificação: Livre para todos os públicos.

Deixe uma resposta