Roda de Conversa discute Economia Criativa

Economia-Criativa

(imagem: divulgação)

O SESC Piracicaba reúne nesta sexta-feira, dia 26, profissionais e organizações atuantes na Economia Criativa local. O objetivo é promover a cooperação e a troca de experiências, assim como alavancar projetos – visando a criação de um Coletivo de Economia Criativa e a preparação do “I Seminário de Economia Criativa de Piracicaba”, previsto para novembro próximo.

Durante o evento será apresentado o Projeto “Fomentando a criatividade como um vetor de transformação no município de Piracicaba”, sob a coordenação da Profa. Dra. Taís H. M. Lacerda. A professora coordenadora esclarece que “a grande intenção desse Projeto consiste em fomentar a criatividade, um vetor de transformação no município de Piracicaba e, ainda, contribuir para uma reorganização de setores de produção de bens e de prestação de serviços. Através da interação entre a tradição e a inovação, o projeto pretende valorizar o patrimônio cultural, como mecanismo de fortalecimento da identidade da cidade de Piracicaba.”

Piracicaba criativa

 Taís Lacerda salienta que “Piracicaba foi um município beneficiado pelo processo de industrialização ocorrido no século passado, mas outros vetores da economia merecem destaque na contribuição de seu desenvolvimento. Sua localização junto a Região Sudeste aliada ao atual cenário de destaque dessa região no país, permitem vislumbrar novas oportunidades de desenvolvimento a partir do período pós-industrial, através de ações voltadas à indústria do conhecimento e da criatividade.”

É neste contexto que a coordenadora apresenta o Projeto, buscando “fomentar ações focadas na Economia Criativa, como mecanismo de fortalecimento da identidade do município, agregando valor aos bens e serviços produzidos localmente. Através da interação entre a tradição e a inovação, o projeto procurará valorizar o patrimônio cultural do município de Piracicaba, como uma oportunidade de um novo vetor de desenvolvimento.”

Professora Taís conclui: “a proposta pretende implementar atividades visando mapear a contribuição econômica desse setor no município, que, até então, vem sendo reconhecido pelo ponto de vista simbólico, de identidade e educativo. E mais: potencializar ações, a partir da exploração das ideias, de informação, do conhecimento e do talento.”

Serviço: O evento acontece dia 26, sexta-feira, às 19 horas, no Espaço de Tecnologia e Artes do SESC Piracicaba.

Deixe uma resposta