Russo ‘Leviatã’ inaugura Sala Sesc de Cinema com exibição de filmes lançamentos

Leviatã_08-03_Sala Sesc de CinemaA proposta chega à unidade do Sesc Piracicaba para atualizar e diversificar os filmes exibidos na cidade. A Sala Sesc de Cinema acontecerá sempre às 17h30 dos domingos e o público poderá conferir, de graça, o melhor do cinema produzido no mundo, filmes premiados nos principais festivais e apontados pela crítica como referência por incorporarem elementos inovadores à linguagem cinematográfica.

“É muito gratificante trazer aos amantes do cinema mais uma opção aos finais de semana, principalmente porque são filmes que são lançamentos, não tem o apelo tão comercial e são de grandes autores”, enfatiza Chico Galvão, coordenador de programação do Sesc Piracicaba. Com esta novidade na programação, agora a unidade possui dois projetos de cinema para agradar o público: a Sala Sesc de Cinema aos domingos e o Cineclube, que segue às terças.

Com ingressos retirados com 1 hora de antecedência, o dia da estreia é neste domingo, 8 de março com o longa russo‘Leviatã’, que ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes, Vencedor do Globo de Ouro em 2014 e Indicado ao Oscar 2015 de Melhor Filme Estrangeiro.  Na semana seguinte, dia 15/3, o francês ‘Dois dias, uma noite’que recebeu indicação Oscar de Melhor Atriz para Marion Cotillard, será a exibição do dia; ‘Timbuktu’, também indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2015, no dia 22/3; e ‘Libertem Ângela Davis’, será o longa do dia 29/3. Em abril, a programação traz no dia 5/4 o documentário ‘O Sal da Terra’, de Sebastião Salgado, que teve indicação de Melhor Documentário no Oscar desse ano.

PROGRAMAÇÃO SALA SESC DE CINEMA – MARÇO

Domingos, 17h30. Teatro. Grátis.

 

Dia 8/3

Leviatã

(Leviathan)

RUS, 2014, cor, 141’ I Dir: Andrey Zvyagintsev

Elenco: Alexeï Serebriakov, Elena Liadova e Vladimir Vdovitchenkov.

Kolia vive em uma pequena cidade próxima ao Mar de Barents, no norte da Rússia. Ele é dono de uma oficina, ao lado da casa onde vive com sua esposa e seu filho. Vadim Shelevyat, o corrupto prefeito da cidade, quer tirar o seu negócio, sua casa e sua terra. Primeiro ele tenta o suborno, mas Kolia não aceita. É então que o prefeito adota uma conduta mais agressiva para conseguir o que quer. Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes, Vencedor do Globo de Ouro e Indicado ao Oscar 2015 de Melhor Filme Estrangeiro.

Não recomendado para menores de 14 anos.

Dia 15/3

Dois dias, uma noite

(Deux jours, une nuit)

FRA/BEL/ITA, 2015, cor, 95’ I Dir: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne

Elenco: Marion Cotillard, Fabrizio Rongionee e Catherine Saléemais.

Sandra perde seu emprego, pois outros trabalhadores da fábrica preferem receber um bônus ao invés de mantê-la na equipe. Ela descobre que alguns de seus colegas foram persuadidos a votar contra ela. Mas Sandra tem uma chance de reconquistá-lo.

Indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Marion Cotillard.

Não recomendado para menores de 12 anos.

Dia 22/3

Timbuktu

 FRA/MR, 2015, cor, 114’ I Dir: Abderrahmane Sissako

Elenco: Ibrahim Ahmed dit Pino, Abel Jafri e Hichem Yacoubi.

Em uma pequena cidade no norte de Mali, controlada por extremistas religiosos, uma família tem sua rotina alterada quando um pescador mata uma de suas vacas. Ao tirar satisfação sobre o ocorrido, Kidane acaba matando o tal pescador. Tal situação o coloca no alvo da facção religiosa, já que cometera um crime imperdoável. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2015.

Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Dia 29/3

Libertem Ângela Davis

(Free Angela & All Political Prisoners)

FRA/EUA, 2014, cor, 97’ I Dir: Shola Lynch

Com: Angela Davis e Eisa Davis.

Documentário que retrata a vida de Angela Davis, uma professora de filosofia nascida no Alabama, conhecida por seu profundo engajamento em defesa dos direitos humanos. Quando Angela defende três prisioneiros negros nos anos 1970, ela é acusada de organizar uma tentativa de fuga e sequestro, que levou à morte de um juiz e quatro detentos. Nesta época, ela se tornou a mulher mais procurada dos Estados Unidos. Ainda hoje, Angela é um símbolo da luta pelo direito das mulheres, dos negros e dos oprimidos.

Não recomendado para menores de 12 anos.

 

Em Abril – 5/4

O Sal da Terra

BRA/FRA/ITA, 2015, cor, 110’ I Dir: Wim Wenders e Juliano Salgado.

O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto “Gênesis”, expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas. Foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

Não recomendado para menores de 10 anos.

Deixe uma resposta