Salão de Humor tem novidades para 2019

salão de humor

Divulgação

As novidades para o Salão Internacional de Humor de 2019 foram definidas durante reunião dos integrantes da  AHA (Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba) realizada na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. A maior novidade é que o evento terá em 2019 uma nova cenografia, atendendo à solicitação do Conselho Consultivo do Salão, que no próximo ano terá dois meses de realização. Começa em 10 de agosto e vai até 27 de outubro, e esse período permitirá outras atividades que começam a ser programadas em conjunto com a AHA.

Entre as ações desenvolvidas em 2018 foram destacadas: doação de mapoteca, II Pizzada; reedição do catálogo do I Salão com a plataforma Catarse; exposição no Museu Prudente de Moraes; participação nas comissões organizadora e julgadora do Salão; conquista do 1º lugar – categoria literatura do prêmio FAC-Comcult 2018 com o projeto do livro e exposições “Piracartum”; abertura de exposições no Teatro Losso Netto e Cristóvão; lançamento do livro na II Feira de Quadrinhos e outros espaços; indicação dos livros “Batom, Lápis e TPM”, de Camila Lelis e “Um incêndio na lógica”, de Luiz Carlos da Silva Filho e Mauro Adâmoli, para o prêmio HQMIX; lançamento do livro “JIC Mendes um ilustrador” no IHGP; confecção de diplomas aos participantes do Salão e edição do jornal Riso, distribuído durante o período de realização do Salão.

A realização III Pizzada foi confirmada pela diretoria e acontecerá no dia 27 de junho na Caprichosa, das 19h30 às 22h, tendo como homenageados o ex-prefeito João Herrmann Neto, o ex-secretário de Cultura Roberto Dihel, ambos in memorian, e o ex-presidente de Comissão Organizadora, Fausto Longo, atualmente deputado na Itália.

Será também desenvolvida uma nova ação de captação de recursos para impressão de um livro, pela plataforma Catarse, tendo como idealizadores e organizadores os diretores Victor Kraide Corte Real e Luiz da Silva Filho. A diretoria planeja ainda um editar um livro do cartunista Eduardo Grosso, que por muitos anos comandou o Salão de Humor e foi diretor do CEDHU. Além de um terceiro volume, com artigos em jornais da cidade e publicações digitais sobre o salão, escritos por Adolpho Queiroz, Rosangela Camolese, Barjas Negri, Edson Rontani, Luiz Fagundes, Carlos Colonese, Fausto Longo, Rafael Bittencourt, entre outros que estão sendo pesquisados.

A III Feira de Quadrinhos, que será presidida novamente por Kevin Freitas, em parceria com o CEDHU, AHA, SESC, A Guilda, entre outros, já tem data para a sua realização: dias 19 e 20 de outubro, com a perspectiva de participação de artistas convidados e editoras especializadas no campo do humor gráfico.

Os fundadores do HQMIX, Jal Lovetro e Gualberto Cota, também foram convidados para participarem da comissão organizadora desta nova edição da feira. Também ficou definida a realização da II Exposição Piracartum, sob a coordenação do artista piracicabano Érico San Juan. Terá como caricaturas e serão convidados, entre outros, os artistas Erasmo Spadotto, Eduardo Grosso, Erico San Juan, Maria Luziano, Willian Hussar, Eduardo Caldari, Daniel Ponciano e Luiz Marangoni. Ela obedecerá o mesmo percurso da exposição realizada este ano, iniciando-se no Teatro Losso Neto e percorrendo o Cristóvão Colombo, Hospital da Unimed e fórum de Piracicaba.

 

Deixe uma resposta