Salãozinho de Humor anuncia vencedores no domingo

Realizada nos mesmos moldes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, a versão infanto-juvenil do concurso é destinada a estudantes das redes pública e particular. Foi criada para incentivar novos talentos à prática artística e ao desenvolvimento da leitura sob a ótica do humor. Este ano foram enviados 2.514 desenhos, analisados por Amauri Ribeiro, Igor Bragaia, Maria Luziano e Daniel Ponciano, que integraram o júri de premiação e seleção.
O quarteto de artistas gráficos selecionou para a exposição do 11º Salãozinho um total de 232 caricaturas, charges, histórias em quadrinhos e cartuns. A exposição contemplou 108 obras na categoria 7 a 10 anos e 124 na categoria 11 a 14 anos, vindas de Piracicaba, Atibaia, Campinas, Limeira, Mogi Mirim, São Paulo, São Pedro, Perdões (MG), Campo Bom (RS) e Maringá (PR), além da Argentina.
“Mais que despertar talentos, o Salãozinho cumpre a função de estimular o pensamento crítico dos estudantes. É o que percebemos por meio dos desenhos, produzidos com humor inteligente e com referências aos hábitos e costumes do cotidiano das crianças e adolescentes”, diz o cartunista Eduardo Grosso, diretor do Cedhu Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), órgão da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) que realiza o Salãozinho de Humor.
Nas caricaturas, gênero do humor que trabalha com a distorção da fisionomia humana, as crianças desenharam a Turma do Chaves, o papa argentino Francisco, os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff, assim como os craques Neymar, Cristiano Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Lionel Messi. Nas charges, os estudantes criticaram os maus-tratos com o meio ambiente e o uso das redes sociais.
PARCERIAS – A mostra do Salãozinho compõe a programação do 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos maiores e mais tradicionais eventos do gênero no mundo. São parceiros da 11ª edição a CCR AutoBAn, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação e ArcelorMittal.
Após a cerimônia de premiação, às 16h, os estudantes podem assistir no próprio Teatro do Engenho o espetáculo infantil Pinóquio, da Roma Produções Artísticas, como parte da programação do projeto Diversão em Cena, da Arcelor Mittal.
Baseada no tradicional conto do italiano Carlo Collodi, a peça volta seu olhar para uma discussão sobre educação, formação e cuidado que um ser vivo necessita em pleno século 21, com um mundo em constante transformação.
No Armazém 14A, onde está a exposição do Salãozinho, as crianças podem percorrer a mostra Cuidando do Seu Caminho, da CCR AutoBAn, que proporciona uma viagem bem humorada de uma família por uma estrada moderna, até a sua chegada a um local incrível com uma bela visão do rio Piracicaba.
O público entre sete e 12 anos também pode participar da oficina O que Desenha o Desenho?, realizada aos sábados e domingos, das 14h às 17h, com a arte-educadora Elisângela de Freitas Mathias, a Belê, especialista em linguagens pela USP (Universidade de São Paulo). As intervenções gráficas exploram as expressões faciais, onomatopeias, balões e planos de fundo.
SERVIÇO – Premiação do 11º Salãozinho de Humor, domingo (29), às 15h, no Teatro Erotídes de Campos. Visitas à exposição das 10h às 21h, no Armazém 14A do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2620 ouwww.salaodehumor.piracicaba. sp.gov.br.