Salãozinho de Humor anuncia vencedores no domingo

Visitas ao Salãozinho seguem até 20 de outubro - Foto Dirso BarelliOs vencedores do 11º Salãozinho de Humor de Piracicaba serão anunciados no próximo domingo (29), às 15h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Na cerimônia de premiação serão concedidos troféus e brindes aos três primeiros colocados nas categorias 7 a 10 anos e 11 a 14 anos. No próprio teatro, às 16h, o público terá a possibilidade de assistir o espetáculo infantil Pinóquio, da Roma Produções e, no Armazém Eugênio Nardin (14A) participar da oficina de caricatura O que desenha o desenho?, até as 17h.
 
Realizada nos mesmos moldes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, a versão infanto-juvenil do concurso é destinada a estudantes das redes pública e particular. Foi criada para incentivar novos talentos à prática artística e ao desenvolvimento da leitura sob a ótica do humor. Este ano foram enviados 2.514 desenhos, analisados por Amauri Ribeiro, Igor Bragaia, Maria Luziano e Daniel Ponciano, que integraram o júri de premiação e seleção.
 
O quarteto de artistas gráficos selecionou para a exposição do 11º Salãozinho um total de 232 caricaturas, charges, histórias em quadrinhos e cartuns. A exposição contemplou 108 obras na categoria 7 a 10 anos e 124 na categoria 11 a 14 anos, vindas de Piracicaba, Atibaia, Campinas, Limeira, Mogi Mirim, São Paulo, São Pedro, Perdões (MG), Campo Bom (RS) e Maringá (PR), além da Argentina.
 
“Mais que despertar talentos, o Salãozinho cumpre a função de estimular o pensamento crítico dos estudantes. É o que percebemos por meio dos desenhos, produzidos com humor inteligente e com referências aos hábitos e costumes do cotidiano das crianças e adolescentes”, diz o cartunista Eduardo Grosso, diretor do Cedhu Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), órgão da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) que realiza o Salãozinho de Humor.
 
Nas caricaturas, gênero do humor que trabalha com a distorção da fisionomia humana, as crianças desenharam a Turma do Chaves, o papa argentino Francisco, os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff, assim como os craques Neymar, Cristiano Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Lionel Messi. Nas charges, os estudantes criticaram os maus-tratos com o meio ambiente e o uso das redes sociais.
 
PARCERIAS – A mostra do Salãozinho compõe a programação do 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos maiores e mais tradicionais eventos do gênero no mundo. São parceiros da 11ª edição a CCR AutoBAn, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação e ArcelorMittal.
 
Após a cerimônia de premiação, às 16h, os estudantes podem assistir no próprio Teatro do Engenho o espetáculo infantil Pinóquio, da Roma Produções Artísticas, como parte da programação do projeto Diversão em Cena, da Arcelor Mittal.
 
Baseada no tradicional conto do italiano Carlo Collodi, a peça volta seu olhar para uma discussão sobre educação, formação e cuidado que um ser vivo necessita em pleno século 21, com um mundo em constante transformação.
 
No Armazém 14A, onde está a exposição do Salãozinho, as crianças podem percorrer a mostra Cuidando do Seu Caminho, da CCR AutoBAn, que proporciona uma viagem bem humorada de uma família por uma estrada moderna, até a sua chegada a um local incrível com uma bela visão do rio Piracicaba.
 
O público entre sete e 12 anos também pode participar da oficina O que Desenha o Desenho?, realizada aos sábados e domingos, das 14h às 17h, com a arte-educadora Elisângela de Freitas Mathias, a Belê, especialista em linguagens pela USP (Universidade de São Paulo). As intervenções gráficas exploram as expressões faciais, onomatopeias, balões e planos de fundo.
 
SERVIÇO – Premiação do 11º Salãozinho de Humor, domingo (29), às 15h, no Teatro Erotídes de Campos. Visitas à exposição das 10h às 21h, no Armazém 14A do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2620 ouwww.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Deixe uma resposta