Santo Antônio: Diocese celebra mês do padroeiro

Para a Diocese de Piracicaba, junho é o mês de celebrar e festejar o seu padroeiro, Santo Antônio, comemorado no dia 13. Outros dois momentos também são lembrados neste mês: os 73 anos da instalação da diocese ocorrida em 11 de junho de 1944 e os 55 anos de Dedicação da Catedral Santo Antônio, festejados no dia 17.

Para comemorar o padroeiro, um calendário especial foi preparado e será desenvolvido durante todo o mês de junho na Sé Catedral Santo Antônio, localizada na Praça José Bonifácio. A programação é composta por celebrações religiosas, como a Trezena que começou no dia 31 de maio e prossegue até 12 de junho, com a celebração de missas sempre às 7h20 e 19h30.

No dia 13, festa de Santo Antônio e feriado no município de Piracicaba, cinco missas estão programadas na Catedral, às 6h, 8h, 10h, 12h e 16h e como é tradição haverá a bênção e distribuição dos pães. Este ano também haverá a exposição do Santíssimo Sacramento, às 13h30.

Como acontece todos os anos, haverá a venda do tradicional Bolo de Santo Antônio e a entrega será das 5h às 13h. O pedaço de aproximadamente 700 gramas custará R$ 20,00. A compra antecipada pode ser feita da secretaria da Catedral.

Além das celebrações religiosas, o mês do padroeiro também será marcado por atividades festivas. Haverá quermesse na Praça da Catedral nos dias 9, 10, 12, 13, 15, 16 e 17 de junho, com show musical todas as noites.

O Vigário Geral da diocese e pároco da Sé Catedral, monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli convida todos os devotos de Santo Antônio a prestigiar a festa do padroeiro. “Estamos mais uma vez celebrando a festa do nosso padroeiro e este ano também, os 250 anos do município de Piracicaba. Que Santo Antônio sempre interceda por nossa diocese e por todos os piracicabanos, os que aqui nasceram ou escolheram a cidade para morar”.

Além de ser padroeiro da diocese, da Catedral e de Piracicaba, Santo Antônio também é padroeiro de uma paróquia em Santa Bárbara D’Oeste e da quase-paróquia de Ajapi, em Rio Claro, além de  várias capelas nos municípios que compõem a diocese.

Confira a programação do dia 13 de junho – Festa de Santo Antônio

Missa          Presidente da Celebração

6h                   Pe. Marcelo Curto (Paróquia São Francisco Xavier)

8h                   Pe. Sebastião Luiz de Souza (Paróquia Menino Jesus de Praga)

10h                 Dom Fernando Mason

12h                            Pe. Edvaldo de Paula Nascimento (Santuário Nossa Senhora dos Prazeres)

13h30            Adoração do Santíssimo Sacramento – Diác Mateus Kerches Nicolucci

16h                 Mons. Ronaldo Francisco Aguarelli (Catedral)

  • Das 5 às 12h – distribuição e venda do bolo de Santo Antônio
  • À partir das 19h – Quermesse

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta