“São Paulo Sociedade Anônima” é a atração do Cine nos Bairros

download (1)Realizado pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) em parceria com a Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), o projeto Cine nos Bairros apresenta em março o longa “São Paulo Sociedade Anônima”. As sessões acontecem na Estação da Paulista, ao longo de todas as segundas-feiras do mês (dias 04, 11, 18 e 25), sempre às 14h. A entrada é gratuita em todas as exibições.

Se um dos principais poderes do cinema é o de capturar e eternizar um espaço e um tempo, poucas vezes o cinema brasileiro fez isso de maneira tão forte quanto no retrato da São Paulo da virada dos anos 1950 para os anos 1960, que o diretor Luiz Sérgio Person construiu em “São Paulo Sociedade Anônima”. Walmor Chagas (28/08/1930-18/01/2013) protagoniza pela primeira vez no cinema, e num papel que marcaria sua carreira. Ele faz Carlos que, dos 25 aos 30 anos, entre 1957 e 1961, viu crescer em si uma angústia esmagadora, impulsionada pela tirania das urgências e regras sociais da urbe, com a industrialização também em franco crescimento naquele período.

Daí surge um homem frustrado, que, sem compreender muito bem a razão de sua própria inquietação, passa a enxergar seu destino sob uma ótica nebulosa. Num momento em que o cinema nacional voltava seus olhos para o interior e para o sertão para conseguir encontrar uma ideia de brasilidade autêntica, Person vai em busca das angústias existenciais e coletivas de uma classe média urbana, e faz um dos filmes até hoje mais bem-sucedidos na capacidade de mostrar as agruras da vida de um homem absoluta e terrivelmente comum. Classificação Indicativa: 12 anos.

SERVIÇO

Cine nos Bairros apresenta “São Paulo Sociedade Anônima”. Dias 04, 11, 18 e 25 de março, às 14h, na Estação da Paulista. Entrada gratuita. Para mais informações, o telefone é (19) 3436-0466.

Deixe uma resposta