Semac realiza Workshop de cinema com o diretor Rogério Corrêa

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), realiza, entre os dias 06, 07, 08 e 09 de maio na Estação da Paulista, o Workshop “Como realizar um filme” com o cineasta Rogério Corrêa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas mediante preenchimento de ficha, de 07/04 a 02/05, de segunda à sexta das 9h às 17h, no hall de Entrada da Estação da Paulista. As vagas são limitadas.

A proposta é aproximar o público do processo de realização, por meio de palestras com o diretor e produtor Rogério Corrêa, que acontecerão após a exibição de filmes realizados pelo mesmo. Por meio do relato de sua experiência em alguns dos seus trabalhos, o realizador responderá às questões levantadas pelos alunos, traçando paralelos com a história do cinema brasileiro e mundial.

A atividade pretende revelar aos interessados a experiência de realização de filmes de um produtor independente, mostrando como produzir e dirigir trabalhos na área da ficção e documentário, nos formatos de curta, média e longa metragem. Rogério Corrêa também abordará a elaboração de projetos visando a participação em editais de produção.

“Essa é mais uma forma de contemplarmos as pessoas que buscam conhecimentos na área de cinema em Piracicaba. Sabemos que a cidade conta com muita demanda e produção no setor e o workshop traz a oportunidade do contato com um diretor que vem obtendo sucesso em seus trabalhos. É uma grande oportunidade”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO – No dia 09 de maio, das 18h30 às 19h15, acontece a demonstração de funcionamento de um projetor de cinema 35mm, com a exibição do filme “No Olho da Rua”. A exibição será seguida de bate-papo com o diretor Rogério Corrêa. A atividade é aberta ao público.

“No Olho da Rua” conta a história de Oton (Murilo Rosa), 38 anos, metalúrgico, pai de dois filhos,casado com Camila (Gabriela Flores). Após trabalhar 20 anos na mesmafábrica é demitido. A partir daí sua vida sofre uma grande transformação.Sem perspectivas, luta para não perder a única coisa que lhe restou: adignidade.

SOBRE O DIRETOR – Rogério Corrêa é formado pela Escola de Comunicação e Artes daUniversidade de São Paulo (1980); Estudou Direção e Encenação Teatral com oencenador Antônio Araújo (1999); Foi assistente de Montagem de Som do filme”La Luna” do italiano Bernardo Bertolucci (Roma, 1979) e exerceu a mesmafunção no filme “OggettiSmarritti” de Giuseppe Bertolucci (Roma,1979/1980).

Em sua trajetória de mais de 30 anos de realizações, eledirigiu e produziu curtas e médias metragens (ficções e documentários) e olonga metragem “No olho da rua” protagonizado pelo ator Murilo Rosa.Lançado comercialmente em São Paulo no dia 13 de maio de 2011, “No olho darua” foi selecionado para a competição de Primeiros Filmes do Festival deMontreal; para a Seção Ópera Prima do Festival de Havana; para a Mostra Vertentes do Festival de Tiradentes; e para o Festival de Cinema Latino deChicago.

SERVIÇO

O workshop (destinado aos cinéfilos, cineastas amadores e estudantes de comunicação e artes) terá carga horária de 12 horas, comquatro aulas de 3 horas de duração cada. As mesmas acontecerão nos dias 06,07,08 e 09 de Maio das 19h às 22h, na Sala de Exibição da Estação da Paulista. As inscrições podem ser feitas de 07 de abril a 07/04 a 02/05. Para mais informações o telefone é (19) 3436-0466.

Deixe uma resposta