Semana do Peixe na Esalq

Para estimular o aumento do consumo de pescado no país, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) promove até 17 de setembro a Semana do Peixe. Durante a campanha, acontecem várias ações, como comercialização de pescado a menor preço pelas grandes redes de supermercado, divulgação de campanhas publicitárias na grande mídia, entre outras.

Na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), o Grupo de Estudo e Extensão em Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado (Getep) integra a campanha a partir de uma intervenção no Restaurante Universitário. A partir de uma parceria com o Serviço de Alimentação da Divisão de Atendimento à Comunidade, da Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ), o Getep auxiliará na formulação do cardápio do Restaurante Universitário, na semana de 10 a 15 de setembro, que trará diversas opções de pescado. Além disso, membros do Getep divulgarão a importância de se consumir pescado por meio de cartazes e banners afixados no local. No site do MPA é possível acessar uma cartilha com receitas e dicas para o ato da compra, armazenamento e consumo do pescado. Clique aqui para acessar a cartilha: http://www.mpa.gov.br/images/Docs/Publicidade/semana%20do%20peixe%202012/Cartilha_105x150.pdf

Consumo de pescado no Campus – Durante a comemoração da “Semana do Peixe”, em 2009, o Getep realizou uma pesquisa sobre o consumo de pescado com voluntários do Campus “Luiz de Queiroz”. A amostra foi composta por 224 voluntários, com idade média de 24 anos, estudantes (graduação e pós-graduação) e servidores. Com relação à frequência de consumo de pescado, 37,67 % responderam que consomem o produto de duas a três vezes ao mês; 29,6 % uma vez na semana; 17,05 % uma vez ao mês; 12,11 % duas ou mais vezes na semana e 3,59 % relataram nunca consumir carne de pescado. Das pessoas que nunca consomem pescado, 37% afirmaram não gostar do produto e 24% apontaram a dificuldade no preparo. Quando questionados sobre o local habitual de consumo, 56,76 % indicaram sua própria casa e 30,63 % os restaurantes. Quando perguntados sobre o consumo de pescado servido no Restaurante Universitário do Campus, 63,06 % dos voluntários afirmaram consumir. Em relação à compra do pescado, a maioria (86,22 %) respondeu que adquire o produto em supermercado. A preferência é pela compra do produto em bandejas com poucas unidades (44,09 %). No entanto, 40% responderam preferir comprar a granel. Quanto à conservação, 65 % compram o produto congelado.

Deixe um comentário