Semana Municipal do Trânsito: cães especiais ajudam na divulgação de atividades

Tem início amanhã (18) às atividades da “Semana Municipal do Trânsito”, realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semutran) em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)/Canil Municipal da Secretaria Municipal de Saúde, ONG Vira Lata Vira Vida, SEST/SENAT e o Projeto “Ao dirigir, Escolha a Calma”.

O CIET – Centro Infantil de Educação para o Trânsito – desenvolverá diversas ações voltadas à prevenção de acidentes buscando, através dos animais, uma conscientização da importância da calma e solidariedade nas vias públicas. As atividades acontecem até o dia 29 de setembro e o evento que abre a Semana será a “Blitz Educativa” na Rodovia Luis de Queiroz. (Programação completa abaixo).

A veterinária coordenadora do CCZ, Eliane de Carvalho Silva, explicou que a expectativa com a repercussão das atividades que serão desenvolvidas durante a Semana é muito grande, tanto por parte da Zoonoses quanto da ONG Vira Lata, principalmente com as crianças e jovens, público que é multiplicador das ações em prevenção de acidentes envolvendo animais.

Para dar mais visibilidade às ações, dois mascotes foram escolhidos: os cães Bolinha, que teve um membro amputado, e Tortinho que é cego de um olho e com sequela irreversível na cervical. Ambos foram atropelados em vias públicas de Piracicaba e socorridos pela equipe do Canil Municipal. Acolhidos no abrigo da ONG Vira Lata para recuperação e tratamento, são hoje considerados cães especiais devido as graves lesões que sofreram nos acidentes.

Os animais participarão das atividades de abertura da Semana recepcionando os motoristas, e também das aulas práticas e teóricas, além de participarem das palestras no Tiro de Guerra, Faculdade Anhanguera, CFC, Instituto Formar (antiga Guarda Mirim) e SENAI.

A Semutran realizou o Concurso Cultural “Amiguinho da Vida Não Corre no Trânsito”, e a premiação dos alunos ocorrerá no Ginásio de Esportes, dia 20 de Setembro das 9h às 12h.

Neste período, ações em todo o país marcarão a Semana Nacional de Trânsito e o lançamento da campanha “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito 2011/2020: Não Exceda a Velocidade, Preserve a Vida”, tema escolhido pelo CONTRAN.

 

 

Deixe um comentário