Senac lança concurso cultural

mirante26

Foto: Divulgação

Um dos mais icônicos símbolos do interior de São Paulo, o Rio Piracicaba tem uma importância histórica e cultural para a cidade e a região. Para homenagear o famoso curso d’água, o Senac Piracicaba promove, a partir do dia 5 de junho, o concurso Piracicaba Fotografa o seu Rio, que pretente revelar diferentes impressões e olhares sobre o rio.

A iniciativa, que conta com o apoio de Mika Presentes, Piracópias e SB Jota Livraria e Papelaria, é voltada exclusivamente para estudantes regularmente matriculados no ensino médio da rede pública ou particular de Piracicaba. Alunos do Senac Piracicaba também podem participar, desde que comprovem matrícula no ensino médio.

O concurso terá duas categorias: fotografia com câmeras digitais e fotografia com aparelhos celulares, ambas com premiações para as três melhores produções. As imagens deverão ser autorais e registrar o Rio Piracicaba com ênfase na natureza e paisagens que o circundam, desde que o rio esteja visível.

“A ação é um convite à reflexão sobre a beleza e a preservação do rio, que é um patrimônio não só da cidade, mas de todos que admiram o meio ambiente. Com a ação, também queremos incentivar a promoção cultural e dar visibilidade a novos talentos na produção de imagens fotográficas, além de reafirmar a posição do Senac como instituição parceira da rede de ensino de Piracicaba”, afirma Soeli Pedro Groppo, responsável pelo grupo do Sistema de Gestão Ambiental do Senac Piracicaba.

Como participar

Para participar do concurso, os estudantes devem se inscrever exclusivamente pelo hotsitepiracicaba.concursosculturais. com até o dia 30 de julho. Para confirmar a inscrição, é preciso preencher o formulário que está disponível no endereço on-line e fazer o upload da sua fotografia em formato JPEG, 30 X 40cm e 72dpi, para a foto da categoria “câmera digital”, e em formato JPEG, 20 X 30cm e 72dpi, para a foto da categoria “aparelho celular”. Cada participante poderá inscrever uma única fotografia, sem adulterações digitais. Estão liberados apenas ajustes de contraste, brilho e saturação.

Passado o período de inscrição, uma comissão avaliadora, composta por docentes de fotografia e alunos do curso Técnico em Processos Fotográficos escolherá as 10 melhores imagens de cada categoria, levando em conta os quesitos: adequação ao tema proposto, criatividade e composição. Após isso, no dia 10 de setembro, os nomes dos autores dessas fotos serão publicados no site do concurso, com convocação sequencial para comparecer ao Senac Piracicaba e comprovar os requisitos de participação.

Os três vencedores de cada categoria receberão a premiação no dia 1º de outubro, em cerimônia na própria unidade, No mesmo dia, as 20 fotos selecionadas ficarão disponíveis no site do evento e integrarão a Mostra Fotográfica – Rio Piracicaba, prevista para ser aberta também em outubro.

Para mais informações sobre o concurso Piracicaba Fotografa o seu Rio, acesse o portal, ou entre em contato pelo e-mail: [email protected] senac.br. O regulamento completo está disponível no endereço on-line.

Deixe uma resposta