Sesc Piracicaba na Virada Cultura Paulista

Contação de História_João Acaiabe_Crédito Monalisa LinsLiteratura, Teatro adulto e infantil, música, dança, cinema, workshop, exposição e contação de histórias estão na programação preparada pelo Sesc Piracicaba para a Virada Cultural Paulista no final de semana dos dias 23 e 24 de maio.

A partir das 18h do sábado, a unidade contará com atividades gratuitas e livres para todos os públicos.
Confira a programação completa:


Dia 23 – sábado

 

18h – Literatura

Mensagem Ilustre Mensagem

A mensagem escrita à caneta é lembrada nessa atividade, que permite ao articipante, também, criar a arte decorativa de seu cartão postal. Este, finalizado, pode ser entregue, em seguida, a um destinatário presente no evento.

Com o Coletivo Unsquepensa Arte.

Hall de Entrada. Grátis. Livre para todos os públicos.

 

18h às 22h – Artes Visuais

Canteiro de Obras
Traz 36 obras do artista Claudio Tozzi, adepto da pop-art, um dos primeiros a criar na velocidade dos acontecimentos e apresentar obras que faziam alusão aos protestos que os estudantes organizavam contra a ditadura militar na década de 60. Foi também pioneiro ao retratar as profundas transformações que se passavam no âmbito feminino. Nascido na década de 40, formado em arquitetura (USP/SP), iniciou sua carreira nos anos 60, vencendo o concurso de cartazes no Salão de Arte Moderna de 1963.

Área de Exposições Grátis. Livre para todos os públicos.

18h30 – Teatro

Pocket Trixmix Cabaret

Por sua longa duração, os Cabarets são eventos frequentemente associados à boemia e à noite, características em comum com a Virada Cultural. Neste mini Cabaret teremos números de magia, malabarismo, dança, humor e teatro de bonecos.

Com Trimix.

Teatro. Grátis. Livre para todos os públicos.


19h30 – Música

Aláfia

Desde 2011 o “bando” Aláfia, em shows realizados no centro de São Paulo, vem aprofundando suas afinidades ancestrais afro-brasileiras. Ao registrarem um desses encontros em disco – Aláfia (2013) – incorporou-se à sua massa sonora a estética do sample, elementos que vão da palma ao clap, do disco de 78 rpm ao Rap, do quarteto de cordas à programação eletrônica, da rima improvisada ao Oriki ioruba. Nesse show, será possível farejar os discos e as referências musicais do “bando”, de Wilson Batista a Mano Brown, da palavra de luta de Gil Scott Heron e Last Poets ao espírito funk de George Clinton e Steve Wonder, em profusão de ritmos e melodias contagiante.

Comedoria. Grátis. Não recomendado para menores de 16 anos.


21h – Dança

Do papo ao passo

Com Cia. Soma

Demonstrando as danças das brincadeiras populares, as bailarinas contam ao público o caminho da construção de seu repertório coreográfico apresentando uma mescla de danças brasileiras com outras técnicas contemporâneas de dança, circo e teatro.

Hall de Entrada. Grátis. Livre para todos os públicos.
22h – Cinema

Eu e Você

(Io e Te)

ITA, 2012, cor, 97’ I Dir: Bernardo Bertolucci

Elenco: Jacopo Olmo, Tea Falco e Sonia Bergamasco.

Lorenzo tem 14 anos e elaborou um plano para que possa passar as férias de verão sozinho no porão do seu prédio. A ideia é que sua mãe pense que ele está numa viagem de colégio, de forma que não o aborreça durante este período. O que ele não contava era que sua meia-irmã Olivia surgisse de repente, acabando com a paz do garoto.
Não recomendado para menores de 14 anos.

Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

 

 


24/5 – domingo

 

9h30 às 18hArtes Visuais

Canteiro de Obras

Área de Exposições Grátis. Livre para todos os públicos


10h às 17h – Música

1ª Feira de Vinil “Lugar Onde o Vinil Toca”

Primeira edição da Feira de Vinil de Piracicaba, com expositores da região e capital. Organizada pelo Coletivo “Lugar Onde o Vinil Toca”.

Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.


15h – Workshop: Como limpar, conservar e regular sua pick-up (ou vitrola) e seus discos

Com Danny Anderson

Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

11hContação de Histórias

Cantos e Contos do Folclore Brasileiro

João Acaiabe, ator que interpretou por muitos anos o Tio Barnabé, no Sítio do Pica Pau Amarelo, desperta a fantasia e a imaginação dos ouvintes num repertório de lendas e cantigas tradicionais brasileiras. Traz histórias como a do Saci, O Macaco e a Velha e O Marido da Mãe D’Água, utilizando trava-línguas, advinhas, poemas populares e cantos ritmados pelo coco, lundu, jongo e maracatu.

Palco do Parque. Grátis. Livre para todos os públicos.

14h às 16h30 – Brincadeiras Infantis

Na Rua da Júlia

Com uma proposta de vivenciar, difundir e valorizar o brincar tradicional da cultura infantil, a Rua da Julia é uma possibilidade de troca de saberes entre gerações que brincam e apendem juntas acalantos, brincos, rodas de verso, brinquedos e brincadeiras populares e ritmadas.

Praça do Sesc. Grátis. Livre para todos os públicos.


16h –
Música

The Broken Toys (ARG)

Fundindo distintos estilos musicais como o rockabilly, neo-swing, country, punk rock e alternativo, o The Broken Toys criou identidade e conquistou seu espaço com discos certeiros e shows explosivos, angariando uma legião de fãs sedentos por boa música.

Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.


17h30 –
Cinema

Relatos Selvagens

(Relatos salvajes)

ARG/ESP, 2014, cor, 122’ I Dir: Damián Szifrón

Elenco: Ricardo Darin, Oscar Martinez e Darío Grandinetti.

Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Dividido em episódios, o filme mostra uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano, acontecimentos que são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle. Selecionado para a competição oficial do Festival de Cannes. Exibição que integra programação da Virada Cultura Paulista. Classificação 14 anos.

Teatro. Grátis. 14 anos. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

Deixe uma resposta