Sesc Piracicaba realiza programação especial em agosto para comemorar ao aniversário da cidade

Para homenagear os 250 anos de Piracicaba, o Sesc local programou uma série de atividades, externas e/ou gratuitas para toda a família que farão parte das festividades. Entre as atividades comemorativas estão o Serenata, sempre seresta”, um encontro o encontro estadual de seresteiros fazendo cortejos entre ladeiras, travessas e ruas às margens do Rio Piracicaba, até o encontro final no Largo dos Pescadores que tem realização do Sesc juntamente da Irmandade do Divino Espírito Santo, Prefeitura Municipal de Piracicaba e apoio EPTV; lançamento de livro do jornalista José Hamilton Ribeiro e a 6ª edição do Rio das Artes, projeto realizado pelo Sesc em parceria com a Prefeitura Municipal, APAP (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos), Jornal de Piracicaba e Revista Arraso, que circula pelos ateliês abertos da cidade e envolve mais de 100 artistas inscritos, pontos de cultura, centros culturais, museus, salões e galerias de arte da cidade exibindo diversas técnicas como pinturas, aquarelas, fotografias, instalações, esculturas e performances.

 

Programação Especial – 250 anos de Piracicaba | Sesc Piracicaba


Serenata, sempre Seresta 

Na cumplicidade das estrelas e da lua cheia, o encontro estadual de seresteiros homenageia as nostálgicas serenatas e os antigos músicos do gênero, como Cobrinha e Pedro Alexandrino. Cortejos entre ladeiras, travessas e ruas às margens do Rio Piracicaba, até o encontro final no Largo dos Pescadores entoam marchas, ranchos, choros e boleros, celebrando também os 250 de nossa cidade. Em parceria com a Irmandade do Divino Espírito Santo e Prefeitura Municipal de Piracicaba. O evento tem apoio da EPTV.
Dia 5, sábado, 16h.

Largo dos Pescadores. Grátis. Livre.

 


Sarau sertanejo

Lançamento do Livro

“Música Caipira – As 270 maiores modas de todos os tempos”, de José Hamilton Ribeiro

Um dos mais premiados jornalistas brasileiros, José Hamilton Ribeiro, após uma série de reportagens sobre o universo da música raiz, exibidas no programa Globo Rural da Rede Globo, aprofunda suas pesquisas e lança seu livro que faz o registro da vida do homem interiorano – seus conflitos, paixões, trabalho, diversão, franquezas, seus pontos de honra, por meio de 270 composições selecionadas. Entre uma conversa e uma cantoria, o autor autografa o livro para os apreciadores desse gênero musical.

Dia 6, domingo, 10h.

Comedoria. Grátis. Livre.

 

Lendas e Causos Piracicabanos

Artistas locais relembram causos e lendas que fazem parte do imaginário popular e da história da cidade. Com os grupos de Batuque de Umbigada e Na Companhia da Tia Carmelina.

Dia 15, terça, 19h30.

Comedoria. Grátis. Não recomendado para menores de 18 anos.

 


Piracicaba – Patrimônio Natural e Construído

Trabalho realizado no Sítio Histórico em locais como Rio de Piracicaba, Salto, Rua do Porto e Engenho Central. Com Professor Me. Dirceu Rother Junior, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimep.

Dia 16, quarta 14h.

Teatro. Grátis. Livre.

 


Comitiva Piracicaba – Orquestra Piracicabana de Viola Caipira

Formada por violas e violões, a Orquestra apresenta clássicos do cancioneiro que retrata a vida simples do homem sertanejo. Regência de Jorge César de Vargas Neto.

Dia 20, domingo, 10h.

Teatro. Grátis. Livre.

 


II Encontro Caipiracicabano

Sarau organizado pelo Instituto Cecílio Elias Netto e Sesc que apresenta novo site do jornal eletrônico A Província, show com a dupla de Cururu, declamação de poemas e degustação da comida caipira. Um encontro para celebrar a cultura caipiracicabana.

Dia 23, quarta, 19h30.

Comedoria. Grátis. Livre.

 


6º. Rio das Artes – 250 anos de luz e cor

Circuito de ateliês abertos e exposições realizado pelo Sesc em parceria com a Prefeitura Municipal, APAP (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos), Jornal de Piracicaba e Revista Arraso, em homenagem aos 250 anos da cidade. Criado com a intenção de valorizar as artes visuais conta esse ano com mais de 100 artistas inscritos, envolvendo ateliês, pontos de cultura, centros culturais, museus, salões e galerias de arte da cidade exibindo diversas técnicas como pinturas, aquarelas, fotografias, instalações, esculturas e performances.

Dias 26 e 27, sábado e domingo, 10h às 17h.

Grátis. Livre. Ônibus com saídas de hora em hora do Largo dos Pescadores para visitação aos locais expositivos.

 

As Aventuras do Fusca à Vela

Com o Grupo Ueba Produtos Notáveis

Releitura do clássico Moby Dick, o espetáculo se passa em torno de um ferro velho, onde dois personagens se encontram confundindo realidade com fantasia. O velho Ismael conta sua história por meio do seu fusca, transformando o carro em uma embarcação. O jovem Jonas entra na história ao jogar uma bola contra o fusca e assim chamar a atenção do velho. Daí começa a surpreendente aventura com tubarões, sereias e a caça movida pelo sentimento de vingança à baleia Moby Dick. Apoio: SemacTur.

Dia 26, sábado, 19h30.

Casa do Povoador. Grátis. Livre.
Samba, choro e bossa nova

Na confraternização de encerramento dos artistas com o público participante do Rio das Artes, Barbosa Trio composto por piano, sax e voz toca as melhores músicas dos três gêneros musicais.

Dia 27, domingo, 17h30.

Largo dos Pescadores. Grátis. Livre.

 

SERVIÇO
Especial – 250 anos de Piracicaba
(19) 3437-9292
Rua Ipiranga, 155 – Centro
bit.ly/Pira250Sesc
facebook.com/sescpiracicaba

Deixe um comentário