Sesi apresenta a peça 1001 fantasmas

A Cia. O Grito apresenta a peça 1001 Fantasmas nos dias 03 e 04 de novembro, no Teatro do SESI Piracicaba. As sessões, gratuitas, serão realizadas no sábado e no domingo, ambas às 16h. A montagem foi selecionada para compor a programação itinerante da segunda temporada do Viagem Teatral 2012.

No enredo, o pequeno Vitor Aligheri e seus pais recebem a visita de Ademar, tio do menino. Coincidentemente a chegada do parente, fatos inexplicáveis passam a acontecer e, de um momento a outro, o garoto depara-se com o sumiço de seus pais.

Essa nova situação, junto com a descoberta da existência de dois caça-fantasmas que querem sugar a boa energia dos seres do mundo visível e invisível, faz com que o garoto una forças com a Sociedade Secreta dos 1001 Fantasmas, formada por crianças e adultos que ainda conseguem enxergar os mistérios.

A peça, inspirada em livro homônimo da escritora Heloisa Prieto, foi desenvolvida de maneira que todas as mudanças necessárias, desde a mudança cenográfica a caracterização de personagens, sejam realizadas às vistas do público, sem haver a preocupação de esconder o que e como se faz.

As atuações também seguem a mesma proposta. No decorrer do espetáculo, a interpretação de uma personagem é revezada entre os quatro atores, sendo essa mudança percebida pela troca de chapéus e perucas que caracterizam cada figura do texto.

A este detalhe soma-se o fato de que nenhuma das pessoas envolvidas no jogo cênico sai de cena. Ora elas estão na área de ação, ora nas laterais e no fundo do palco, preparando-se para a próxima entrada.

O cenário é composto por janelas, portas e paredes móveis que são manipuladas para recriar os diversos espaços necessários. A sonoplastia, assim como as vozes distorcidas dos fantasmas, também ganha tom experimental ao ser executada ao vivo.

O espetáculo estreou no Teatro Alfa em agosto de 2010 e, no anjo seguinte, recebeu três indicações ao Prêmio Coca-Cola FEMSA, nas categorias produção, figurino e iluminação.

Deixe um comentário