Sesi apresenta o espetáculo de dança Paranóia

No próximo sábado tem início a 2 ª temporada do Projeto Viagem Teatral do Teatro do SESI Piracicaba, com o espetáculo de dança contemporânea Paranóia da Companhia de Danças de Diadema.

Espetáculo de dança cujos elementos cênicos se materializam como palavras impressas no muro de uma cidade imaginária e improvável. A repetição permanente — noite e dia, dia e noite — lembra versos minimalistas escritos por corpos em conflitos, corpos que reproduzem a ambiguidade dos sentimentos. É como falar de um homem só, de um fantasma na selva de pedra que traça a passos delirantes uma vida secreta. É falar de cada um e ao mesmo tempo de ninguém em especial. Os corpos gritam na voz do poeta em frenética movimentação de almas tantas vezes sufocadas.O espetáculo “Paranoia” é inspirado no livro homônimo do poeta paulistano Roberto Piva, morto em 2010 aos 72 anos de idade, a montagem que tem direção geral de Ana Bottosso, transporta para o palco a provocação e a estética da obra, publicada originalmente em 1963 e reeditada pelo Instituto Moreira Salles em 2009.

Poeta fortemente influenciado pela Geração Beat norte-americana do final dos anos 50 (Beat Generation, em inglês), Roberto Piva capta nas ruas da metrópole o amor, as desventuras, os desejos e as decepções cotidianas. No espetáculo, os bailarinos da Companhia de Danças de Diadema vencem o desafio de transpor para imagens corpóreas, expressas em movimentos e situações cênicas, estes sentimentos contidos na poesia transgressora e lírica de um solitário pela madrugada de São Paulo. Toda a trilha sonora, interpretada ao vivo no espetáculo, foi composta especialmente pelo GEM (Grupo Experimental de Música), que também empresta os instrumentos construídos por eles próprios ao espaço cenográfico.

Sobre a Companhia de Danças de Diadema: Com um repertório de 20 coreografias, a Companhia de Danças de Diadema tem se destacado no cenário da dança pelo seu caráter inovador. Seu trabalho de pesquisa, que conta com a participação dos bailarinos durante todo o processo de criação, busca sempre a interação com outros setores artísticos, como música, artes plásticas, artes cênicas e literatura. Criada pela iniciativa da Prefeitura do Município de Diadema e pela bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, a Companhia de Danças de Diadema tem seu trabalho artístico reconhecido internacionalmente. Os bailarinos atuam como artistas-orientadores no Projeto Oficinas – Difusão e Acesso à Dança, e têm como uma de suas missões o trabalho sociocultural, por meio do ensino da dança e da descoberta do corpo como forma de expressão. Criada por Ivonice Satie, a Companhia de Danças de Diadema está, desde 2003, sob a direção de Ana Bottosso.

 

SERVIÇO:

Viagem Teatral 2012 – 2ª temporada

Espetáculo: “Paranoia” – dança contemporânea.

Data e horário: 04/08 (sábado) às 20h. .

Local: Teatro Popular do SESI Piracicaba – Av. Luiz Ralph Benatti, 600 – Vila Industrial

Capacidade: 330 lugares – sendo 10 para cadeirantes.

Duração: 50 minutos

Faixa etária recomendada: Não recomendado para menores de 14 anos.

Entrada Gratuita: Os ingressos começam a ser distribuídos com 1 hora de antecedência.

Não é permitida a entrada após o início do espetáculo.

 

 

Deixe um comentário