Sesi apresenta o espetáculo “Portela, patrão: Mário, motorista”

O Teatro do SESI Piracicaba apresenta gratuitamente no dia 06 de agosto (quinta-feira), às 20h, o espetáculo Portela, patrão; Mário, motorista. Em meio a bonecos em tamanho humano que compõem o cenário da peça, inspirados em personagens animalescos que habitam as gravuras “Os Caprichos”, de Goya, dois homens, de realidades sociais distintas, se encontram no final de uma noite, num boteco. Portela, patrão; Mário, motorista. Este é o ponto de partida para uma reflexão sobre as relações humanas pautadas pelo dinheiro e pelo poder que dele advém. Portela tem na bebida uma espécie de antídoto para o seu coração frio de patrão, que se humaniza quando está embriagado. Mário, por sua vez, se aproveita das “escapadas alcoólicas” de seu patrão para agradá-lo e garantir seu emprego de motorista. A narrativa do espetáculo representa mazelas humanas, oriundas de uma sociedade excludente, que muitas vezes se organiza em torno das relações de trabalho e que se deixa embriagar pela espetacularização da vida, repetindo modelos e comportamentos, onde encontramos Portelas, Mários e bebedeiras por toda parte.

No elenco Daves Otani e Eduardo Osorio, que inspirados em Brecht, Chaplin, e entre outras referências, fazem uma reflexão bem humorada sobre a relação patrão e empregado. Os atores se alternam nas personagens e brincam com a possibilidade de todos serem patrões e todos serem empregados. Nessa aventura de dois homens que se encontram; ninguém é só patrão, ninguém é só motorista… mudam as situações, invertem-se os papéis.

 

Sobre a Boa Companhia

A Boa Companhia atua desde 1992, e é formada por profissionais da área teatral dispostos não só a apresentar suas peças e performances, como também oferecer cursos e oficinas. Com este intuito vêm norteando sua atuação por meio da pesquisa de linguagem cênica baseada no trabalho do ator, intercâmbio com profissionais de diferentes áreas, criação de espetáculos e a férrea vontade de expandir os horizontes através da arte. Exibe um currículo eclético, com montagens que vão de Shakespeare a Qorpo Santo, passando por Nelson Rodrigues, Samuel Beckett além de adptações de textos literários de autores como Guimarães Rosa e Franz Kafka. Já se apresentou em várias regiões do Brasil e alguns países do exterior. Em 2007 foi contemplada como Ponto de cultura por meio do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, convênio ainda em vigor, agora em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.

 

SERVIÇO:

SESI Teatro 2012 – Projeto SESI Arte Local

Espetáculo: Portela, patrão; Mário, motorista (teatro adulto)

Data e horário: Quinta-feira (06/09), às 20h

Local: Teatro do SESI Piracicaba – Avenida Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial.

Duração: 50 min.

Capacidade: 320 lugares, sendo 10 para cadeirantes.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Informações: (19) 3403-5928

Entrada franca – Os ingressos começam a ser distribuídos com 1 hora de antecedência. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

 

Deixe um comentário