Sesi apresenta Orquestra Filarmônica de Violas

O Teatro do SESI Piracicaba apresenta gratuitamente no dia 23 de setembro (domingo), às 19h, a Orquestra Filarmônica de Violas.

Criada pelo músico Ivan Vilela – mineiro de Itajubá, mestre em composição e regência pela Unicamp, doutorando pela USP, onde também leciona, sendo responsável pela cadeira de viola caipira e um dos mais

das peças musicais é completamente inovador dentro do conceito de orquestra de violas, pois os músicos utilizam-se ao máximo da versatilidade do instrumento, que acaba resultando um conjunto final harmonioso, rico em detalhes e extremamente elaborado, sendo impossível não se emocionar.

Formado em média por 18 violeiros importantes violeiros do Brasil – a Orquestra Filarmônica de Violas completa e marca seus dez anos com o novo show “Uma Viagem Musical em 200 cordas”, com músicas do segundo CD do grupo lançando este ano, que conta com participações especiais como Tetê Espíndola, Renato Brás, Lenine Santos e Ana Gilli.

Sediada em Campinas (SP), a Orquestra é tida como um dos mais importantes grupos de gênero no País, reconhecida pelo seu alto nível de sofisticação e inovação em seus arranjos, e também responsável por levar o universo caipira para diversas cidades e estados brasileiros.

O diferencial da Orquestra está em ser formada por um único instrumento que compõe toda sua formação: a viola. A ideia central está em lidar com este instrumento compondo-se na estrutura de uma orquestra convencional, os violeiros são divididos em grupos que executam temas distintos, que vão desde à base, percussão ou ao solo.

Seu estilo de arranjo e execução, o corpo de músicos é outro diferencial importante, uma vez que a maioria é de profissionais, vários deles bacharéis oriundos do primeiro curso de viola em nível superior do País. Além de instrumentistas, são pesquisadores de música e cultura caipiras, alguns mestrandos e doutorando na área. Dentro da Orquestra Filarmônica de Violas há alguns dos mais importantes grupos e instrumentistas de viola caipira, dentre os quais: João Paulo Amaral, Duo Catrumano e Grupo Viola Arranjada.

A apresentação da Orquestra Filarmônica de Violas acontece no Teatro do SESI Piracicaba, localizado na Avenida Luiz Ralph Benatti, nº 600, na Vila Industrial. Outras informações (19) 3403-5928.

Deixe um comentário