Sesi apresenta Orquestra Filarmônica de Violas

O Teatro do SESI Piracicaba apresenta gratuitamente no dia 23 de setembro (domingo), às 19h, a Orquestra Filarmônica de Violas.

Criada pelo músico Ivan Vilela – mineiro de Itajubá, mestre em composição e regência pela Unicamp, doutorando pela USP, onde também leciona, sendo responsável pela cadeira de viola caipira e um dos mais importantes violeiros do Brasil – a Orquestra Filarmônica de Violas completa e marca seus dez anos com o novo show “Uma Viagem Musical em 200 cordas”, com músicas do segundo CD do grupo lançando este ano, que conta com participações especiais como Tetê Espíndola, Renato Brás, Lenine Santos e Ana Gilli.

Sediada em Campinas (SP), a Orquestra é tida como um dos mais importantes grupos de gênero no País, reconhecida pelo seu alto nível de sofisticação e inovação em seus arranjos, e também responsável por levar o universo caipira para diversas cidades e estados brasileiros.

O diferencial da Orquestra está em ser formada por um único instrumento que compõe toda sua formação: a viola. A ideia central está em lidar com este instrumento compondo-se na estrutura de uma orquestra convencional, os violeiros são divididos em grupos que executam temas distintos, que vão desde à base, percussão ou ao solo.

Seu estilo de arranjo e execução das peças musicais é completamente inovador dentro do conceito de orquestra de violas, pois os músicos utilizam-se ao máximo da versatilidade do instrumento, que acaba resultando um conjunto final harmonioso, rico em detalhes e extremamente elaborado, sendo impossível não se emocionar.

Formado em média por 18 violeiros, o corpo de músicos é outro diferencial importante, uma vez que a maioria é de profissionais, vários deles bacharéis oriundos do primeiro curso de viola em nível superior do País. Além de instrumentistas, são pesquisadores de música e cultura caipiras, alguns mestrandos e doutorando na área. Dentro da Orquestra Filarmônica de Violas há alguns dos mais importantes grupos e instrumentistas de viola caipira, dentre os quais: João Paulo Amaral, Duo Catrumano e Grupo Viola Arranjada.

A apresentação da Orquestra Filarmônica de Violas acontece no Teatro do SESI Piracicaba, localizado na Avenida Luiz Ralph Benatti, nº 600, na Vila Industrial. Outras informações (19) 3403-5928.

 

Músicos (viola caipira): João Paulo Amaral, Elias Kopcak, Rodrigo Nali, Anderson Baptista, Messias de Oliveira, Vinícius Muniz, Zé Guerreiro, Almir Cortes, Thiago Rossi, Giorgio Francisco, Fernando Milanez, Antonio Gilli, Diná Mendes, Ighor Aguila, Wilson Lima, Joaquim Brás, Djalma Guananbi, Osório Cardoso.

 

Ficha Técnica

Produção Executiva – DPL Eventos Musicais | Técnico de Palco/Monitores – Marcelo Cecchi | Montagem – Orquestra Filarmônica | Direção Musical – João Paulo Amaral | Monitores – Elias Kopcak e Rodrigo Nali | Direção geral de produção – DPL Eventos Musicais

 

Serviço

SESI Música 2012 – Projeto SESI Arte Local

Espetáculo: Orquestra Filarmônica de Violas

Data e horários: 23 de setembro | Domingo | 19h

Local: Teatro do SESI Piracicaba – Avenida Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial.

Duração: 60 min.

Capacidade: 320 lugares, sendo 10 para cadeirantes.

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

Informações: (19) 3403-5928

Entrada franca – Os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência do início da apresentação e não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

Deixe um comentário