SESI Piracicaba tem final de semana dedicado à Música Erudita

Apresentação da Ensemble São Paulo para o Ouvir Para Crescer na cidade de São Paulo

O SESI Piracicaba está entre as diversas unidades que sediarão a III Mostra SESI-SP de Música Erudita, com apresentações envolventes que encantam e emocionam. Os espetáculos são gratuitos e acontecem de 25 a 27 de agosto, sexta e sábado, às 20h, e domingo às 11h. Os ingressos estão disponíveis para reserva no sistema Meu SESI na página www.sesisp.org.br/meu-sesi. Alguns exemplares também serão distribuídos na bilheteria do teatro no dia de cada apresentação.

Essa é mais uma proposta do SESI-SP de promover o acesso da sociedade às diferentes expressões artísticas, difundir o conhecimento e formar público para essa vertente musical ainda distante da maioria da população. Em todo o estado, a mostra contará com 48 apresentações de 18 grupos referência na área.

Dividido em quatro séries temáticas, A Música pelo MundoCompositores NacionaisCrossover e História da Música, o evento conta ainda com um bate-papo entre o público e os grupos. Neste diálogo, os artistas revelarão as singularidades do gênero, processos de composição e os contextos e curiosidades das obras, período histórico e instrumentação. Uma oportunidade única de aproximar o público do trabalho artístico.

A Música pelo Mundo exibe a importância dos diferentes países na formação musical e instrumental de seus compositores. A mostra traz no dia 25 de agosto, às 20h o famoso clarinetista e compositor italiano Luca Luciano com o Duo brasileiro Lucatelle-Bartoloni. A apresentação ilustra o mérito da influência cultural local, que cede à música erudita um tom sonoro esfuziante e belo.

Uma viagem aos períodos que marcaram a trajetória do erudito é o que propõe a série A História da Música. O brilhante concerto do A-Trio, evidencia, a partir de pesquisas, um panorama integral da música instrumental e seus paralelos com a história da arte, no dia 26 de agosto, às 20h.

A série Compositores Nacionais expõe a originalidade dos músicos eruditos brasileiros e seus alcances que se projetam até o âmbito internacional. Na peça musical de Turíbio Santos, que acontece no dia 27 de agosto, às 11h, é possível enxergar todo o contexto histórico e artístico da época em que as composições foram criadas.

Sobre os grupos

25 de agosto, sexta, às 20h – Luca Luciano & Duo Lucatelle-Bartoloni

O concerto abrange diferentes estilos, indo da música erudita à música folclórica do Sul da Itália, da clássica contemporânea com melodias cromáticas à melodia operística. O programa inclui peças raramente tocadas no Brasil.

Reconhecido em três continentes, Luca Luciano é mestre pelo Conservatório de Salerno (Itália) e recebeu o status de Fellow of the Higher Education Academy. Seu repertório abarca Schumann, Berio, Stravinsky e Poulenc. Luciano tem apresentado diversos master-classes e estreias nas prestigiadas St Martin in the Fields em Londres e Cambridge University, concertos na South Bank Centre, Festival Internacional de Edinburgo e Catedral Americana de Paris.

O Duo Lucatelle-Bartoloni é formado pela pianista Daniela Lucatelle e pelo violonista Fábio Bartoloni com o propósito de registrar e ampliar o repertório desta formação, não tão comum na música de câmara. Dando seguimento ao trabalho de ampliar o repertório, recentemente o Duo Lucatelle-Bartoloni fez nos Estados Unidos estreias mundiais das obras de Luca Luciano.

Erudito, 60 min.

L – Livre para todos os públicos

Clarinete: Luca Luciano | Piano: Daniela Lucatelle | Violão: Fábio Bartoloni

26 de agosto, sábado, às 20h – A-Trio

Das Águas Brasilianas – Liduino Pitombeira, Ricardo Tacuchian e Alfred Uhl

Centrado nas composições dos brasileiros Ricardo Tacuchian e Liduino Pitombeira, em um diálogo com o compositor austríaco Alfred Uhl, a apresentação traz repertório originalmente criado para a formação clarinete, viola e piano. Além de revelar a sonoridade dos três instrumentos em conjunto, o concerto propõe uma reflexão e demonstra as inovações realizadas nos dois últimos séculos dessa emocionante e revolucionária História da Música.

Erudito, 60 min.

L – Livre para todos os públicos

Clarinete: Daniel Rosas | Viola: Sarah Nascimento | Piano: Danieli Longo

27 de agosto, domingo, às 11h – Turíbio Santos

O Violão Sinfônico por Turíbio Santos

Turíbio Santos teve a honra de conhecer Villa-Lobos pessoalmente. Na época o maestro lhe confiou a tarefa de gravar seus 12 estudos para o violão. Com 65 discos gravados, todos eles distribuídos no mercado internacional, Turíbio é considerado pela crítica e pelos especialistas como um dos maiores violonistas clássicos da atualidade. Memória afetiva e emoção não faltarão neste recital em agradecimento ao seu grande mestre.

Erudito, 60 min.

L – Livre para todos os públicos

Violão: Turíbio Santos Erudito, 60 min.

III Mostra SESI-SP de Música Erudita

Em sua terceira edição, a Mostra SESI-SP de Música Erudita segue com o propósito de apresentar grandes instrumentistas, interpretando os mais diversos compositores de períodos diversos, assim como formações diferenciadas e inusitadas, nesse novo conceito Erudito, no qual as linhas tênues de períodos e linguagens são entrelaçadas com graça e requinte.

Os espetáculos acontecem em 16 cidades, na ocasião os artistas dialogam com o público em diversos momentos sobre o processo de composição, repertório, estilo, período histórico, instrumentação e outros assuntos ligados ao trabalho dos artistas, repertórios e compositores. Cada cidade receberá três séries temáticas: Compositores Nacionais, História da Música, A Música pelo Mundo e Crossover.

A programação diversificada mescla várias vertentes eruditas, do tradicional às diferentes formações instrumentais da música de concerto.

SERVIÇO

II Mostra SESI-SP de Música Erudita

Local: Teatro do SESI Piracicaba – av. Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial

Alvará: 194352014 – validade: 14/3/2018

AVCB: 267227 – validade: 23/10/2021

Datas e horários: 25 a 27 de agosto, sexta e sábado, às 20h e domingo às 11h

Capacidade: 320 lugares e 8 para cadeirantes

Classificação indicativa: livre

Gênero: Música Erudita

Informações: 19 3403-5900 | 5928

Site: https://piracicaba.sesisp.org.br

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi ). Os ingressos remanescentes (se houver) serão distribuídos 1h hora antes do início do espetáculo.

Deixe uma resposta