Teatro do Engenho tem música, artes cênicas e circo na Virada Cultural

Faca das Galinhas, do Barracão Cultural, abre programação no dia 25 - Foto João CaldasO Teatro Erotídes de Campos, inaugurado em março do ano passado no histórico Engenho Central de Piracicaba, terá sua programação repleta de atrações durante a Virada Cultural Paulista 2013. Espetáculos de artes cênicas, dança, circo e música serão apresentados gratuitamente ao público nos dias 25 e 26 de maio no megaevento, correalizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac).

“Com a reforma do Teatro Dr. Losso Netto, optamos por migrar a programação para o Teatro Erotídes de Campos. Será uma nova experiência, que cria uma dinâmica diferente na Virada, pela proximidade do espaço com os palcos 1 e 2, localizados na área externa do Engenho Central”, diz Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural. O local conta com 422 lugares e teve seu projeto acústico desenvolvido por José Augusto Nepomuceno, responsável pela acústica da Sala São Paulo.

SÁBADO – Para a abertura oficial, às 18h de sábado, o grupo paulistano Barracão Cultural encena Faca nas Galinhas, indicado ao 25o Prêmio Shell de Teatro em três categorias. O espetáculo de teatro narra a trajetória da mulher de um lavrador, que não está feliz com a vida e acredita que não há como mudá-la. Assuntos universais como sentimentos, sonhos e desejos humanos são discutidos.

Às 20h é a vez do grupo de dança Babado de Chita apresentar Pra Todo Mundo Dançar, com repertório das regiões norte, nordeste e sudeste como o coco e a ciranda de Pernambuco, o cacuriá do Maranhão, o jongo de Guaratinguetá e Piquete e o carimbó do Pará.

O Trio Quintina traz às 21h o espetáculo Cyrk, que une circo e música. A montagem contém releituras de canções que inspiradas no universo do circo. No palco estão personagens como o homem banda, a cabeça de balão e o mágico especialista em levitação.

DOMINGO – A programação de domingo começa às 11h, quando o palco do Teatro do Engenho estará aos comandos da Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, orquestra cuja proposta é a de dar tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal.

Circo, teatro e dança estarão presentes em O Circo dos Irmãos Brothers, às 14h. O show-espetáculo conta com um baixista que é acrobata, um baterista que faz malabaris, um trombonista que atua como mágico e um guitarrista que apresenta números de ilusionismo.

As crianças também serão convidadas a dançar às 15h, na área externa do Engenho, na plataforma próxima à Passarela Pênsil. Na ocasião, será apresentado Bananas.Comhumm, da Magesto Cia. de Dança, com personagens que exploram o mundo digital para conhecer os hábitos de vida saudável, feliz e cheia de energia.
A dança estará novamente em destaque no Teatro do Engenho às 16h30, com o espetáculo Carta de Amor ao Inimigo do grupo Cena 11. A trama explora perguntas e entendimentos sobre o que é estar junto e instaura o encontro de opostos para entender unidade.

PALCOS EXTERNOS – No Engenho Central também estarão montados dois palcos externos, com programação musical nos dois dias de atrações. No Palco 1 estão garantidos para o sábado show de stand-up com Marcos Castro (18h), banda Sêo Roque (20h), Lucas Santtana (21h30), China (23h). O DJ Ricardo Dom se apresenta às 19h, 2h e 15h. Para o domingo, o local recebe Ultraje a Rigor (0h30), Jair Rodrigues (15h30), banda Sabonetes (17h) e os espanhóis do Muchachito y Sus Compadres (às 18h30).

No Palco 2, exclusivo para grupos e músicos sediados em Piracicaba, as atrações de sábado são Márcio Sartório (21h) e a banda Kilohertz (22h30). No domingo se apresentam Caibro Rock (0h), Ricardo Leoni (15h), Magnéticos (16h30) e Grupo Cantoá (18h).

Os detalhes das atrações da Virada Cultural em Piracicaba estão presentes no blog viradaculturalpiracicaba.blogspot.com. Há ainda as contas nas redes sociais, por meio do Facebook Virada Piracicaba e do Twitter @ViradaPira.

PRÉVIA DA PROGRAMAÇÃO NA VIRADA CULTURAL EM PIRACICABA*

TEATRO MUNICIPAL EROTÍDES DE CAMPOS

25/05 | SÁBADO
18h – Abertura oficial com Barracão Cultural – Facas nas Galinhas [TEATRO]
20h – Babado de Chita – Pra Todo Mundo Dançar [DANÇA]
21h – Trio Quintina – Cyrk [CIRCO E MÚSICA]

26/05 – DOMINGO
11h – Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo [MÚSICA]
14h – Irmãos Brothers – O Circo dos Irmãos Brothers [CIRCO]
16h30 – Grupo Cena 11 Cia. de Dança – Carta de Amor ao Inimigo [DANÇA]

ÁREA EXTERNA DO ENGENHO CENTRAL – PRÓXIMO À PONTE PÊNSIL

26/05 – DOMINGO
15h – Magesto Cia. de Dança – Bananas.Comhumm[DANÇA PARA CRIANÇA]

PALCO EXTERNO 1 – ENGENHO CENTRAL

25/05 – SÁBADO
18h – Marcos Castro [STAND-UP]
19h – DJ Ricardo Don [MÚSICA]
20h – Sêo Roque [MÚSICA]
21h30 – Lucas Santtana [MÚSICA]
23h – China [MÚSICA]

26/05 – DOMINGO
0h30 – Ultraje a Rigor [MÚSICA]
02h – DJ Ricardo Don [MÚSICA]
15h30 – Jair Rodrigues [MÚSICA]
17h – Sabonetes cantam Roberto & Erasmo/Andreia Dias [MÚSICA]
18h30 – Muchachito y Sus Compadres [MÚSICA]

PALCO EXTERNO 2 – Engenho Central

25/05 | SÁBADO
21h – Marcio Sartório
22h30 – Kilohertz
0h – Caibro Rock

26/05 | DOMINGO
15h – Ricardo Leoni
16h30 – Magnéticos
18h – Grupo Cantoá

*Toda a programação está sujeita a alterações em função de imprevistos.

Deixe um comentário