Teatro do Sesi apresenta a peça Sacy Pererê, a lenda da meia-noite

No dia 22 de novembro, às 20h, a Cia. Teatro Lumbra apresenta a peça Sacy Pererê, a lenda da meia-noite, no Teatro do SESI Piracicaba. A montagem foi selecionada para compor a programação itinerante da segunda temporada do Viagem Teatral 2012. A entrada é gratuita.

Durante uma viagem, um homem e seu cavalo são apanhados de surpresa pelo Sacy Pererê. O perneta faz tantas diabruras que o homem cai e perde os sentidos, acordando no dia seguinte, sem seus objetos e animal. Desesperado, o viajante ruma para o vilarejo mais próximo, onde encontra ajuda e conhecimento para capturar a criatura. A partir desse momento, o aventureiro inicia uma caçada ao diabinho para reaver seus pertences.

A história é uma aventura de ação e suspense inspirada em relatos populares sobre a personagem folclórica Sacy que foram organizadas por Monteiro Lobato, em 1918.

A montagem é encenada pelos sombristas Alexandre Fávero e Flávio Silveira, que utilizam de velas, lâmpadas e lampiões para produzir as sombras de seus movimentos corporais e de silhuetas de objetos em uma cortina suspensa por dois tripés de bambu. Por se tratar de um espetáculo essencialmente áudio-visual, o texto é entrelaçado com falas cantadas. Os efeitos sonoros são gravados em estúdio e o ritmo e a pulsação da montagem são marcados por instrumentos de corda e percussão. A peça ganhou o Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil 2003, nas categorias melhor direção, iluminação e trilha sonora. No mesmo ano, o grupo foi indicado ao Troféu Isnard Azevedo de Teatro Infantil, nas categorias melhor iluminação e direção, e, em 2006, ao Trofeu Puri, na categoria pesquisa de linguagem com teatro de sombras.

A Cia. Teatro Lumbra foi fundada em janeiro de 2000 com o intuito de pesquisar o gênero de trabalho de animação. Para sua primeira produção, o grupo necessitou de dois anos de estudos para aprofundar seus conhecimentos sobre as artes das sombras e a peculiar luminotécnica necessária.

 

Ficha técnica:

Direção geral, concepção, iluminação, atuação e manipulação: Alexandre Fávero

Atuação, manipulação e iluminação: Roger Lisboa

Pesquisa, argumento e fotografia: Alexandre Fávero

Assessoria cênica: Camilo de Lélis e Fabiana Bigarella

Cenotécnica, contrarregragem e direção de palco: FabianaBigarella

Letras e trilha sonora: Gustavo Finkler

Arte gráfica e final, e website: Nicolás Monastério e Alexandre Fávero

Produção: Clube da Sombra Criações e Produções Artísticas Ltda.

 

SERVIÇO:

Viagem Teatral 2012 – 2ª temporada

Data e horário: quinta-feira (22/11), às 20h

Espetáculo: Sacy Pererê – a lenda da meia-noite (Cia. Teatro Lumbra)

Local: Teatro do SESI Piracicaba – Avenida Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial

Capacidade: 320 lugares sendo 10 para cadeirantes.

Gênero: teatro de animação

Duração: 40 minutos

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Informações: (19) 3403-5928

Entrada Franca – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação e não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

 

Deixe um comentário